O controle de pulgas nos animais

A pulga é um inseto que parasita cães, gatos e outros animais. Fica na pele, dá picadas e ainda pode transmitir várias doenças para os bichinhos, além de provocar alergia ou causar sérias dermatites (doenças de pele). Para que o pet fique saudável, o controle das pulgas no lar é essencial. Uma só pulga pode picar mais de 20 vezes por dia o cão ou gato, e deixam o animal com muita coceira, além de aflito.

O controle de pulgas nos animais - Petlove - O Maior Petshop Online do Brasil

O Controle de Pulgas nos Animais.

Para saber se o animalzinho está com pulgas, é só observar se ele está com muita coceira. Depois, afastando-se seus pelos, é possível ver os insetos se movendo. Nota-se também a presença de algo parecido com uma borra de café mais grossa e que, ao passar um algodão úmido nessa “borra”, verá que saem manchinhas vermelhas nele. Trata-se das fezes das pulgas.  Não adianta apenas tentar controlar pulgas no bichinho, é necessário tratar e eliminar também as que vivem no ambiente, pois ovos, larvas e até mesmo algumas delas estarão espalhadas pelo local. Se apenas os parasitas que vivem no pet forem eliminados o trabalho será inútil, pois os que estão no ambiente logo atacarão o bichinho novamente.

O controle das pulgas começa com uma limpeza total dos locais aos quais o pet tem acesso. Depois, a retirada dele e a pulverização de veneno, indicado pelo médico veterinário, e próprio para matar pulgas, se faz necessária. Caminhas, cobertas, paninhos e até mesmo a casinha precisam ser limpos e, se possível, lavados.

É necessário tratar o pet também. Para isso, há diversos produtos disponíveis no mercado. Um bom início é banhá-lo com um sabonete anti pulgas ou com shampoo anti pulgas. O banho deve ser dado normalmente e o sabonete ou shampoo precisam permanecer entre 5 e 10 minutos na pele do animal para que possam agir.

Há um medicamento oral, que, se dado ao cão ou gato, em cerca de 30 minutos começam a matar as pulgas que estiverem no bichinho, mas seu efeito dura pouco. Apenas 24h no cão e 72h no gato. Outro produto que auxilia muito a controlar esses insetos é a coleira anti pulga. Existem inúmeras disponíveis e com diversos princípios ativos que auxiliam muito nesse combate.

Produtos muito úteis e bastante eficazes também são os chamados “pour on”, que devem ser aplicados diretamente na pele do animal, em locais que ele não consiga lamber como na nuca. Produtos em spray e em talco, que podem ser usados tanto nos pelos quanto nos paninhos e casinhas também podem ser usados. A escolha do produto (principio ativo) ideal para cada caso deve ser feita pelo médico veterinário do bichinho para evitar alergias ou qualquer outro problema e garantir, desse modo, a saúde do animal.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

4 Comentários

  • Gostaria de saber se podem me indicar um produto não muito caro para eliminar pulgas e carrapatos no ambiente, pois moro em um terreno que não é cercado, e com isso muitos cães de rua circulam, trazendo estas praguinhas para meus cães e gato, já passei BUTOX, TALFON-TOP e até mesmo COTRINI, mas passam-se alguns dias e lá estão os meus cães se coçando novamente… por favor me ajudem!

  • minha cachorra ta cheia de pulgas faz 2 meses ja tentamos de tudo pipeta anti pulgas coleira lavar a casinha mas a pulgas voltam com mais força.

Deixe um comentário