O Início da Vida Reprodutiva das Cadelas

Com apenas oito meses de idade uma cadelinha já possui o organismo apto para entrar no cio e apenas algumas têm seu primeiro ciclo apenas depois de um ano de vida. No geral, o cio nas cachorrinhas se repetem cada seis meses, embora haja exceções que entram nesse período anualmente. Não é aconselhado que as cadelas cruzem em seu primeiro cio, pois elas mal teriam completado seu desenvolvimento corpóreo e aprendizado pleno, que ocorre com um pouco mais de oito meses.

Alguns direitos reservados por Adventures with my dogs

“A gestação das cadelas dura entre 63 e 65 dias e a quantidade de filhotes varia bastante.”

Se o dono tem vontade de fazer com que sua cachorrinha passe por essa incrível experiência, ele deve esperar que ela chegue a no mínimo dois anos, ou seja, que já tenha passado por dois ou três cios e atingido totalmente a maturidade sexual. Embora ela possa entrar no cio por praticamente toda a vida, o ideal é que ela pare de procriar até o fim de sua fase adulta (seis anos de idade). Não é recomendado deixar uma cadela sênior acima dos sete anos acasalar, porque ela pode ficar muito enfraquecida e não aguentar a gestação nem a amamentação.

No geral, as cadelinhas só começam a aceitar o macho quando já estão com no mínimo oito dias de cio. Como nem sempre o dono nota o dia exato do inicio desse processo, recomenda-se que o macho seja levado para permanecer junto da fêmea por no mínimo dois dias. Quando, por algum motivo, a cadela rejeitar o macho ou acontecer alguma outra complicação que dependa de seu estado físico ou emocional, o dono pode optar pela inseminação artificial.

A gestação das cadelas dura entre 63 e 65 dias e a quantidade de filhotes varia bastante. Cães de pequeno porte costumam ter entre um e três filhotes, sendo que cães de grande porte chegam a ter entre dez e doze filhotes. Para a certeza de que a cadelinha terá filhotes lindos e saudáveis, ela pode ser levada ao médico veterinário, que fará um ultrassom e obterá o diagnostico de gestação pode ser feito a partir do 16° dia do cruzamento. Durante a gestação, recomenda-se que a cadela receba ração super premium  para filhotes ou sua alimentação normal aliada a vitaminas e suplementos.

Como sugestões finais, não se aconselha que o animal entre em duas gestações consecutivas, pois a fêmea ainda se mostrará bem debilitada para gerar e amamentar uma nova ninhada. Independente de qualquer coisa, o dono é responsável pelos filhotes que nascerem, sejam frutos de uma gestação programada ou não. Quem não deseja uma cadelinha prenhe em casa, deve castrá-la a partir de seis meses de idade, pois a castração impede o cio e consequentemente a gestação delas, além beneficiar que a fêmea tenha menos chance de adquirir tumores de mama.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

Deixe um comentário