O que fazer depois de resgatar um cachorro de rua?

Todos nós já passamos pela situação de encontrarmos um animal de rua e não ajudarmos simplesmente por não sabermos qual a melhor forma de ajuda-lo ou por não entendermos o que vem depois desse resgate, principalmente quando não se trata de um animal perdido, que você procurará o dono. Resgatar um animal de rua necessita de passos importantes para que tudo seja feito da melhor e mais segura forma possível.

O que fazer depois de resgatar um cachorro de rua

Não o deixe na rua

Aproxime-se com cuidado, porque nunca sabemos se àquele animal já sofreu muito na mão de humanos e se o contato será feito de forma tranquila. Tente encontrar algo que facilite essa aproximação, como alguns petiscos, e deixe que ele cheire sua mão, como uma forma de te conhecer.

Tenha consigo alguma camiseta ou pedaço de tecido, para que consiga segurá-lo com segurança, evitando que ele fuja por medo ou que acabe levando uma mordida, principalmente por não sabermos como está a saúde do animal.

Leve ao veterinário

Ao menos que o resgate tenha sido feito ao ver que o animal estava nitidamente ferido, ou imediatamente após algum acidente, não conseguimos ter 100% de certeza da saúde na qual ele se encontra. Por isso, é essencial que a visita ao veterinário seja feita o mais rápido possível, antes de leva-lo para casa.

Importante aproveitar a consulta para saber informações gerais, para facilitar na hora de encontrar um adotante, como tamanho, peso, raça, etc.

O que fazer depois de resgatar um cachorro de rua 2

É um animal abandonado ou perdido?

Certifique-se de que aquele animal não estava perdido. Verifique em lugares próximos ao que foi encontrado, observe o comportamento – se é treinado, por exemplo.

Seja um lar temporário

Oferecer um lar temporário para o animal resgatado é uma ótima opção, considerando a lotação dos abrigos e ONGs. Além disso, em caso de ferimentos, os cuidados serão mais precisos e, com um dose extra de amor, a cura será ainda mais rápida!

Nesse momento, se não tiver condições, tente encontrar espaço na casa de algum amigo, parente, ou peça ajuda para doações de ração, remédios ou dinheiro em grupos do Facebook, nos quais as pessoas são bastante receptivas e costumam ajudar da maneira que puderem.

O que fazer depois de resgatar um cachorro de rua 3

Encontre um novo lar

O último passo é o mais difícil, tanto para quebrar o vínculo criado entre você e o pet, quanto para encontrar um adotante, principalmente se estivermos falando de SRD, já que, infelizmente, ainda existe uma preferência muito maior por animais com raça definida.

Primeiro, é importante que vermifugue e castre o animal antes de doar. Assim, evita que o entregue com alguma doença e previne, através da castração, doenças futuras.

Tire fotos, coloque no seu Facebook, Instagram, conte aos amigos… Dê um nome que combine com o pet! Reúna todas as informações que tiver sobre físico e personalidade… Tudo isso ajuda muito na hora de encontrar um adotante!

E, principalmente, escolha esse lar com cuidado! Converse com a pessoa, pergunte como é a casa, qual a relação dela com os animais, se já possui outros e peça para assinar um termo de responsabilidade, para que não tire de sua responsabilidade e entregue para alguém que não terá o cuidado essencial com aquela vida.

 

 

Sobre o autor

Larissa Calabria

Larissa Calabria

Apaixonada por animais desde criança, tem atualmente dois anjinhos de quatro patas: Wendy e Hermione, cachorrinhas bem geniosas, apesar da idade avançada! Ao longo da vida, foi descobrindo mais uma paixão: escrever! E pretende unir seus grandes amores para passar dicas importantes para todos que também amam o mundo animal.

8 Comentários

  • Eu também amo cachorro SRD, tirei um dá rua, já esta comigo a oito meses. E super comportado e carinhoso. Onde eu moro existe muitos na rua . É difícil resolver essa situação de negligencia porque o poder público não faz nada. Parece que vc está enxugando gelo, ajuda um e aprece vários o tempo todo.

    • Concordo plenamente com você! Acho que se deveria fazer uma campanha de castração de animais de rua em todas as cidades mas falta vontade política.

  • Estou com um cachorro que estava abandonaDO NA RUA NA CHUVA ,fiquei com dó , alimentei ele dei banho .ele é civilizado ,não faz sugeu=ira no quintal ,só levar para passear na rua . Mas não posso ficar com ele , viajo muito e não tenho quem queira , por favor me ajuda senão terei que abandona lo tbm ! me informe de uma ong onde posso deixa lo . ja coloquei na internete com foto , mas ninguém se manifestou . obrigada è de tamanha normal , pesa uns 10 kilos , não come raçao só comida .

    enir

  • CACHORRO de rua pra mim é um abuso, ficam rasgando sacolas de lixo eu tenho biju de cachorros e o dono deles TAMBEM , pra mim é o fim do mundo porque ninguém dorme mais a noite, seus donos deviam pelo menos mandar calar a boca desses demônios

    • Sérgio meu querido, os cachorros estão apenas com fome, por isso reviram o lixo pra comer.
      se eles tivessem um lar com amor e dedicação não fariam isso,não culpe os pobrezinhos eles só querem matar a fome, só isso!

  • Sei que em geral as pessoas acham que é mais status ter um cachorro de raça, mas pense que um só é pouco e muitos dos problemas com filhotes são por falta de atividades e companhia. Assim, tenha um copanheiro SRD e verá como eles se adaptam. Tenho 4, dois que escolhi e dois da rua que me escolheram. Eles me mostram todo dia provas de amor incondicional, como se soubessem que a adoção slavou a vida deles.

  • Hoje completa tres meses que estou com Nyno , ele é lindo para não considero SRD para mim é o amor que importa ,mas eu estou com problema ele já tem dois anos eu saio não deixo preso dentro de casa ele fica livre, mas ele está rasgando as sacolas de lixo, marca territorio pela casa ai pisa imagina como fica tanto é que eu comprei tres cones para deixar em lugares diferentes eu chego em casa esta a maior bagunça na cozinha com certeza eu não vou desistir dele, eu ja tivesse um Boxer Zara e um Lhasa Apsio o Two que completa tres meses que ele faleceu gostaria de uma dica pois os outros cachorros não faziam isso. Obrigada Nelia

    • Castra ele e depois da um floral de marcação de território, deixa brinquedos pra ele se distrair, ossos naturais defumados e brinquedo de nylon são uma boa escolha pois não apresentam riscos de vida quando deixados sozinho com o cachorro como os de pelúcia, fazer passeios em horários regulares todos os dias ajuda bastante, pois ele acostuma a fazer a marcação de território na rua e não dentro de casa, se for o caso dele não saber andar na coleira você pode comprar uma dessas de adestramento do tipo cabresto ou peitoral antipuxão. O problema com o seu cachorro é um dos mais comuns e fácil de resolver, só precisa de orientação e dedicação, se você conseguir seguir essas dicas vai melhorar e muito a qualidade de vida do seu animal e a sua também já que vai ter que fazer caminhadas diárias com ele!!

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.