O temperamento do Malamute do Alasca

Poderosos, determinados e trabalhadores: essas são as principais características do Malamute do Alasca. Seu nome é originário da tribo Inuit chamada “Mahlemut”, que vive no noroeste do Alasca. É uma raça de cães puxadores de trenó imensamente poderosa e, como linhagens semelhantes, uivam como lobos em vez de latir.

Poucas raças são tão bem adaptadas a seu ambiente quanto o Malamute do Alasca. A ascendência da linhagem se estende até cães primitivos que foram domesticados em sua região há milhares de anos. Desde então, ele passou a ser vital como meio de transporte na área. Esses cães trabalham em equipe, puxando trenós, às vezes carregados de mercadorias e controlados pelo condutor. 

Aqui no Brasil, por não serem tão populares, acabam sendo confundidos com o Husky Siberiano, mas existem algumas diferenças fundamentais em suas características. Para saber mais, confira nossa matéria sobre a diferença e semelhanças entre ambas as raças!

Temperamento 

Sobre seu temperamento, o Malamute do Alasca é inteligente, simpático e respeitável. Decidido e autoconfiante, pode se mostrar dominador em algumas ocasiões e qualquer forma de submissão é contrária a sua natureza. 

Devido a sua pelagem resistente, que o protege do frio extremo do Alasca, pode ser mantido fora de casa. Entretanto, é importante que tenha contato próximo com seus familiares, já que tende a ser um pouco carente. 

Além disso, o Malamute propende a ser um cão teimoso e com alguns traços ainda mais  “selvagens” do que outros pets que estamos habituados. Às vezes, pode ser um pouco agressivo e intolerante, ainda que a grande maioria seja excelente com seres humanos. 

Por fim, quem adota um Malamute do Alasca precisa saber que ele tem um temperamento forte. Apesar da natureza amistosa, ele precisa de firmeza em seu adestramento, portanto, não é indicado para pais de primeira viagem. Pode se mostrar dominador em relação a outros cães do mesmo sexo, mas essa é mais uma exceção do que uma regra.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.