Os benefícios da biotecnologia à saúde humana e animal

Os benefícios da biotecnologia à saúde humana e animal - Petlove - O Maior Petshop Online do Brasil

Os Benefícios da Biotecnologia à Saúde Humana e Animal.

A biotecnologia é uma ciência aplicada que combina conceitos de biologia, engenharia e química. Trata-se da pesquisa e do desenvolvimento de técnicas avançadas que tem revolucionado os conceitos de saúde animal e humana. Consiste em manipulações de células, DNAs, RNAs, proteínas, e outros componentes biológicos para desenvolvimento de técnicas de diagnóstico, substâncias para tratamentos e vacinas modernas para prevenção de doenças. Portanto, os problemas de saúde que, anteriormente, eram de difícil diagnóstico ou tratamento, possuem agora novas ferramentas para serem resolvidos.

Historicamente, o desenvolvimento desta ciência remonta a estudos de microbiologia e desenvolvimento de sistemas biológicos para produção de alimentos. O sistema biotecnológico mais antigo que se tem registro é o da produção de bebidas por fermentação alcoólica. O uso de microrganismos fermentadores teve seu início no Egito Antigo, Mesopotâmia e Índia. No ano de 1917, durante a Revolução Industrial, foi usada pela primeira vez uma cultura microbiológica pura para produção de amido de milho, na Inglaterra.

Dentre as técnicas modernas que atualmente são ferramentas importantes em biotecnologia, podemos citar a produção de anticorpos monoclonais, que são produzidos em laboratório e são extremamente específicos para um tipo de antígeno, e isso permitiu avanços no desenvolvimento de exames sorológicos. Técnicas em biologia molecular permitiram aos pesquisadores conhecerem o genoma de diversos tipos de microrganismos e de animais, assim podendo desenvolver ferramentas com aplicabilidade para diagnóstico, produção de enzimas transgênicas, sendo a insulina um grande exemplo, pois anteriormente ela era coletada de animais vivos para produção de medicamentos para diabéticos.

Os animais de estimação também foram diretamente beneficiados com estes avanços. Os cães contam com múltiplas vacinas para prevenção de doenças comuns como raiva, cinomose, parvovirose, bem como outras vacinas produzidas com técnicas extremamente modernas, como a vacina contra leishmaniose, que tornou possível a prevenção desta moléstia. Os gatos também contam com inúmeros benefícios, além das vacinas para prevenção de doenças, podem ter seleção genética populacional para eliminação de genes que os predispõem a problemas, como a síndrome dos rins policísticos e a cardiomiopatia hipertrófica.

Os conhecimentos de biotecnologia não devem ficar restritos apenas aos laboratórios de pesquisa uma vez que a população deve saber que tais ferramentas estão presentes em sua rotina, em diversos produtos consumidos diariamente e que  historicamente contam com biotecnologia em sua produção.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

1 Comentário

Deixe um comentário