Pastor Bergamo

Pastor Bergamo

pastor de bergamo

Pastor de bergamo ou pastor bergamasco
Imagem: site arcadenoe.sapo.pt

O Pastor Bergamo é uma das raças mais antigas conhecidas. Esta antiga raça de cães de guarda dos rebanhos emigrou para toda a região dos Alpes italianos; o efetivo desses cães era grande nos vales bergamascos onde a criação das ovelhas era fortemente desenvolvida. Alguns pensam que o Pastor Bergamasco deve suas origens ao Pastor de Brie.
Outros acham que ele vem da Ásia, aceitando a hipótese que esses pastoreios chegaram à Europa ocidental durante as invasões das hordas mongóis.

GRUPO CINOLOGICO 1

CÃES PASTORES
PAÍS DE ORIGEM Itália
NOME DE ORIGEM Cane da Pastore Bergamasco
OUTRO NOME Pastor de Bergama

CABEÇA
Parece grande. Crânio largo. Arcadas superciliares bem pronunciadas. Stop acentuado. Focinho não pontiagudo, mas truncado. Trufa volumosa. Lábios finos. Pele fina sem dobras.
OLHOS
Grandes, oblíquos. De cor marrom mais ou menos escuro segundo a cor da pelagem. Pálpebras com um círculo preto. Suas sobrancelhas particularmente compridas tapam os olhos.
ORELHAS
Semipendentes,flexíveis, finas e triangulares.
CORPO
Pode ser inserido num quadrado. Pescoço sem barbelas. Peito amplo. Dorso reto e bem musculoso. Lombo curto e poderoso. Garupa larga, robusta, musculosa e oblíqua.
MEMBROS
Bem musculosos e com ossatura forte. Patas robustas, ovais,”patas de lebre”. Dígitos bem juntos e arqueados.
CAUDA
Espessa e robusta na base, afilada. Coberta com pêlo de cabra ligeiramente ondulado. Em repouso, é portada em sabre.
PÊLO
Muito longo e cerdoso (pêlo de cabra) na parte anterior do corpo. Os flocos caem sobre as laterais do tronco. O subpêlo é curto, cerrado e macio ao tato.
PELAGEM
Cinza uniforme ou com manchas cinzas (de cinza suave a preto). A pelagem unicolor preto opaco se admite, enquanto a branca
é proscrita. As manchas brancas se toleram quando sua superfície não cobre mais de um quinto da superfície total da pelagem.

TAMANHO DO PASTOR BERGAMO

Macho: de 58 a 62 cm.
Fêmea: de 54 a 58 cm.

PESO DO PASTOR BERGAMO

Macho: de 32 a 38 kg.
Fêmea: de 26 a 32 kg.

Temperamento, aptidões, educação:
Esse cão demonstra disposições exemplares por seu trabalho de guarda de rebanho: vigilante, concentrado, equilibrado. Seu bom temperamento, sua fidelidade, sua suavidade e sua paciência fazem dele um bom cão de companhia. Seu aspecto impressionante lhe permite ser um bom guardião. Muitas vezes obstinado, precisa de uma educação precoce e firme.
Conselhos
Não tem nada de um cão de cidade,necessita de espaço e de muito exercício.É preciso separar com os dedos os nós em forma de cordões que podem se formar na sua pelagem.
Utilizações

Pastoreio, guarda, avalanche, catástrofe, resgate, companhia.

FONTE: ENCICLOPEDIA DO CÃO ROYAL CANIN

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

Deixe um comentário