Dicas pastor suíço branco

O pastor suíço branco chama a atenção por parecer um pastor alemão (de quem descende diretamente), mas totalmente branco. Também chamado pastor canadense, esse cachorro tem uma boa índole, sendo super fiel à sua família humana e ao local em que vive.

Socialização e atividades

Assim como a maioria dos cães pastores, ele é muito obediente e inteligente, tendo gosto por trabalhar em conjunto com seres humanos e comumente tolerando bem outros animais, especialmente quando socializado desde filhote – algo importante para seu futuro pacífico com outras espécies e pessoas de diferentes idades e etnias.

Por ser um cachorro de trabalho, é ideal que ele faça atividades físicas e mentais todos os dias para que não fique ocioso e consequentemente não se torne destrutivo ou irritadiço. Equilibrado, ele não costuma ser um pet agressivo, mas precisa ter suas necessidades supridas.

Adestramento

O pastor branco suíço costuma ser obediente e fácil de ser adestrado. Em muitos lugares do mundo, ele quase não é mais usado para pastorear, mas sim como cachorro de guarda. Destemido, ele sabe estar sempre alerta e não hesita em agir quando percebe algum tipo de ameaça por perto.

Aprendem comandos rapidamente e gosta de trabalhar com técnicas positivas, em que recebe recompensas por acertas (o que é muito frequente).

Cuidados com a pelagem

Seus pelos tendem a passar por uma troca especialmente nos períodos mais quentes do ano. Com isso, é comum que fiquem com “tufos” presos ao corpo quando não escovados com frequência. Sua pelagem densa não cria nós, mas pode cair mais do que o desejado quando não há um cuidado especial. Banhos podem ser dados uma vez por semana ou quando necessário, mas o mais importante é secá-lo bem e evitar que fique úmido.

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, dois gatos e 13 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.