Tudo sobre o seu:

Pastor Alemão

Como o próprio nome já diz, a raça Pastor Alemão é originária da Alemanha e os antecessores dessa raça são datados do século XII. A partir do século XIX um oficial da cavalaria chamado Max von Stephantiz decidiu utilizar sua aposentadoria para criar uma raça uniforme e de excelência. Seu objetivo era juntar todas as melhores características dos cães pastores existentes pelas diversas regiões da Alemanha a fim de chegar a uma raça perfeita. Seu objetivo foi alcançado com louvor e hoje o Pastor Alemão é uma das raças mais conhecidos e apreciadas no mundo todo! Mesmo tendo ganhado o mundo rapidamente, na época da Primeira Guerra Mundial qualquer coisa que remetesse aos alemães era estigmatizada, por isso nessa época o American Kennel Club mudou o nome da raça de Pastor Alemão para Cão Pastor e na Inglaterra ele passou a ser chamado de Lobo da Alsácia. No entanto em 1921, o AKC retomou o nome Pastor Alemão, mas na Inglaterra ele só voltou a ser chamado assim em 1977. Após esse evento, cachorros da raça Pastor Alemão ficaram ainda mais famosos. Os diversos aparecimentos na TV e no cinema, principalmente com Rin Tin Tin, um Pastor Alemão astro do seu próprio programa de televisão, fizeram deles exemplares muito almejados.

Características do seu Pastor Alemão

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Pastor Alemão

Tamanho

A altura varia de
57 a 62 cm

Peso

O peso varia de
30 a 43 kg
Pelagem
O Pastor Alemão possui uma pelagem semi-longa e bem assentada. Suas cores podem variar bastante entre preto com marcas marrons, douradas, amareladas e acinzentadas. Uma marca registrada desta raça consiste na pelagem preta que cobre as costas do animal, como se fosse uma capa, por isso também são conhecidos como Pastor Alemão Capa Preta no Brasil. Eles soltam muito pelo e durante o ano todo, por isso a escovação diária é essencial para a retirada de pelos mortos. Um aspirador de pó pela casa também será muito bem-vindo.
Apesar de ser um cão muito ativo e saudável, algumas doenças são mais comuns entre cachorros dessa raça: Displasia Coxofemoral (espécie de encaixe errado na articulação do quadril), Mielopatia Degenerativa (doença grave que causa desordens na medula espinhal), dermatites e Foliculite Furunculosa. A Displasia Coxofemoral é bem comum em diversas raças e consiste em uma malformação na articulação do quadril que causa desconforto, dor, pode levar o cachorro a mancar, ter problemas de locomoção e piora com a idade. O diagnóstico precoce evita que o cachorro sofra tanto, uma vez que pode ser feito um tratamento preventivo para essa condição que costuma ser genética. Não permitir que seu pet tome friagem e nem que anda sobre superfícies muito lisas pode ajudar. Por terem orelhas eretas e pouco protegidas, os pastores alemães podem ter otites com frequência. Limpar seus ouvidos com produtos específicos para pets toda semana é ideal para verificar se há acúmulo de cera ou problemas mais sérios.
Quem conhece um cachorro Pastor Alemão com certeza vai se apaixonar. Eles são cães exemplares. Extremamente fiéis (uma de suas principais características), inteligentes, ativos, protetores, carinhosos, obedientes, elegantes, corajosos, curiosos e, claro, super fofos! Stephantiz foi muito cuidadoso ao criar uma raça tão completa. Porém, antes de qualquer característica e a frente de qualquer denominação de raça eles são cachorros e como bons peludos sua personalidade vai depender muito da forma como for criado pela sua família. Apesar de ser fiel e carinhoso, o Pastor Alemão é uma raça grande e muito defensora, por isso é importante iniciar o adestramento desde cedo para que o cão desenvolva um temperamento equilibrado. Mantê-los sempre ativos com brincadeiras e atividades físicas é imprescindível para que eles não fiquem entediados e não se tornem destruidores.
O Pastor Alemão é uma das raças mais inteligentes do mundo e ocupa a posição número três no ranking do livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren. Como a fidelidade é o ponto alto da personalidade do Pastor, ele aprenderá muito rápido aos comandos a fim de agradar seu tutor. E mais do que aprender rápido, ele vai gravar facilmente e sempre atender aos seus comandos com entusiasmo. Comece o adestramento a partir dos primeiros meses de vida do cão. O filhote de Pastor Alemão, assim como qualquer filhote, só pode ser separado da mãe após o desmame completo isso porque, entre outros fatores importantes, nesses primeiros dias de vida a mãe passa alguns ensinamentos para seus filhotes que farão toda a diferença na hora de conviver com seu cãozinho.
A expectativa de vida da raça Pastor Alemão fica entre os 10 e 14 anos. Seguindo todas as indicações de como criar seu amigo peludo da melhor forma, além de visitas constantes ao médico veterinário, pode ter certeza que seu filho de quatro patas terá uma vida longa e saudável.
Pastores alemães só querem agradar aos seus humanos e o que de melhor você pode oferecer para eles é amor. É claro que fazer com que seu amigo peludo tenha uma vida saudável faz parte desse cuidado todo. O Pastor Alemão, como o próprio nome já diz, tem suas origens no pastoreio, por isso ele tem que se manter sempre ativo e se sentir útil. Brincadeiras estimulantes são ótimas para manter seu amigo equilibrado. Buscar a bolinha, esconder objetos e fazer caminhadas todos os dias vão deixá-lo muito feliz e cansado na medida certa. No entanto, se seu cão apresentar problemas como a Displasia Coxofemoral que falamos lá em cima, é importante não forçar suas patas. Procure saber com seu médico veterinário quais são as atividades físicas mais indicadas para cada grau da doença. Uma alimentação de alta qualidade e equilibrada vai garantir que seu cão não aumente o peso e esteja com os pelos sempre firmes e brilhantes. Além disso, escovação regular dos dentes é imprescindível para evitar o surgimento de placa bacteriana (tártaro).
A pelagem de cor preta no dorso com marcas douradas no restante do corpo são bem características da raça Pastor Alemão além de representarem a grande maioria dos cães, porém eles também podem ter o pelo totalmente preto ou totalmente branco (apesar de esse último não ser reconhecido pelo American Kennel Club). O Pastor Alemão é uma raça tão inteligente e obediente que eles aprendem um comando após apenas cinco repetições, em média. Por ser de fácil treinamento, o Pastor Alemão é uma raça muito querida para interpretar papéis na TV e no cinema como o famoso Rin Tin Tin e mais recentemente como companheiro do astro Will Smith no filme "Eu sou A Lenda", entre outros.
Videos
Ainda não temos videos para esse pet