Quando os filhotes de gato mudam a cor dos seus olhos?

Os olhos dos gatos são fascinantes, expressivos e a grande variação de cores é o que mais chama a atenção. Os felinos podem ter olhos verdes, amarelos, laranjas, azuis e até mesmo um de cada cor (heterocromia). Mas você sabia que quando nascem, todos os filhotes terão olhos azuis? Há um motivo para isso acontecer e iremos te explicar a seguir.

Os gatos nascem com olhos fechados

Antes de tudo, é preciso saber que quando uma gata dá à luz, todos os filhotinhos nascerão com os olhos fechados. Isso é normal e faz parte do desenvolvimento, já que nos primeiros dias de vida, os gatinhos são totalmente dependentes da mãe e contarão apenas com o olfato e tato para sobreviverem. Entre os dias sete e 12 de vida, as pálpebras dos filhotes irão se separar e pode levar até três dias para os olhos abrirem completamente. Para saber mais sobre quando os gatinhos abrem os olhos, você pode conferir esse post. 

Por que os olhos dos filhotes são azuis?

Após a abertura, você notará que todos os filhotes possuem uma coloração azul bem clarinha nos olhos. Na verdade, essa não é a cor definitiva e acontece exatamente porque há uma falta de pigmentação. A visão dos recém-nascidos não é das melhores, já que seus olhos ainda estão se desenvolvendo e ficarão maduros por volta da sexta e sétima semana de vida. Enquanto isso, devido a um efeito da luz sendo refratada na córnea (película transparente que tem função protetora) e a falta de pigmento, surge a coloração azul.

Quando os filhotes irão desenvolver a cor definitiva dos olhos?

Por volta da sexta e sétima semana, quando os olhos estão se tornando maduros e a visão desenvolvida, os gatinhos poderão apresentar a mudança de cor. Acontece quando os melanócitos (células responsáveis pela cor) começam a produzir a melanina (proteína que confere a pigmentação) na região da íris do olho. O que determina a coloração final do olho do felino é a quantidade de melanina a ser produzida, dependendo de um fator genético.

Meu gato é adulto e tem olhos azuis, devo me preocupar?

Na maioria dos casos, gatinhos com olhos azuis até quando adultos não são motivo de preocupação. Como dito anteriormente, isso acontece devido a um fator genético e a baixa produção de melanina na íris. Gatos brancos geralmente tem essa coloração pela falta de melanina na pele e no olho. Raças como o Siamês, Snowshoe, Tonquinês, Ragdoll e Himalaio costumam ter os olhos azuis também.

Você deve se preocupar apenas se o seu gato sempre teve a mesma coloração nos olhos e quando adulto isso mudou. Doenças como catarata, infecções oculares e até mesmo a Felv (Vírus da Leucemia Felina) podem fazer com que o aspecto dos olhos do seu gatinho mude, sendo muito importante levá-lo ao médico veterinário se for observado algo estranho.

Apenas para lembrar, os olhos dos filhotes são bastante sensíveis e requerem cuidados. É preciso evitar pegá-los quando são muito novos e caso precise fazer isso, sempre esteja com as mãos limpas. A probabilidade de uma infecção afetar os lindos olhinhos dos filhotes é alta, por isso é preciso cautela. Procure sempre o auxilio e acompanhamento de um médico veterinário para garantir um desenvolvimento feliz e saudável do seu pet.

Sobre o autor

Beatriz Mario

Beatriz Mario

Graduanda em Medicina Veterinária, sonho que tenho desde de criança, hoje sou conhecida como a louca dos gatos, mas nas horas vagas sou a louca dos bichos também, sem distinção. Tenho 10 lindos gatinhos resgatados e meu propósito é poder ajudar o máximo de pets possível (E seus pais e mães humanos escrevendo aqui no blog).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.