Seis maneiras do seu gato mostrar que te ama

Ah, os gatinhos… esses seres peludinhos de olhar tão envolvente que enchem nossa casa de amor, provocam risadas, se mostram super companheiros e que, até quando resolvem demonstrar seu lado mais independente, são capazes de arrancar de nós suspiros apaixonados.

Você já deve ter ouvido frases como “o gato não é afeito a demonstrações de amor”, “ele ‘dispensa’ a presença dos humanos” e “ele esconde como ninguém suas emoções”. Mas isso é só papo furado de quem nunca compartilhou o privilégio de morar debaixo do mesmo teto com um gatinho e compartilhar do seu amor.

Gato-carinho-Petlove

Então, para você estar preparado na próxima vez que esse tipo de conversa surgir, nós trouxemos argumentos suficientes para você defender a classe felina, deixando claro que ela sabe (muito bem) manifestar o seu amor por nós, inclusive, de diferentes maneiras. Veja seis maneiras como o peludinho mostrar que está in love:

Ronronar

Vamos começar pelo sinal mais conhecido do animal demonstrar carinho. O ronronado geralmente acontece quando ele se deita em seu colo e você retribui com um sessão de afagos que ele adora. Então, para mostrar que ele está em êxtase por sua companhia, o bichano ativa um “motorzinho” que fica na região da garganta, que só costuma vibrar quando ele está totalmente relaxado e satisfeito.

Aqui cabe um alerta: o ronronado também pode ser algum indicativo de dor, portanto, fique de olho no comportamento do animal e leve-o a uma consulta caso perceba algo suspeito.

Virar de barriga para cima

Essa é uma das provas de que os gatos escolhem maneiras sutis de demonstrar seu amor. Não sei se você já reparou, mas os peludinhos raramente ficam deitados de barriga pra cima e se contorcem todo quando alguém tenta começar uma sessão de “cócegas” na pança.

O motivo para isso acontecer não é uma aversão aos humanos, é apenas uma forma do peludinho se proteger, afinal, a barriga dele reúne uma série de órgãos vitais e não pode ficar vulnerável, pois qualquer impacto mais forte pode colocar a saúde dele em risco.

Portanto, se o seu pet deixa a barriguinha dele à mostra, é um sinal puro de que ele confia demais em você e tem certeza absoluta que você é alguém digno de merecer confiança e amor.

Lamber

Quando o seu gato começa a te lamber você tem a certeza que ele está te dando beijinhos de tanto amor que está sentindo? Sim, você tem motivos para acreditar nisso! O que talvez você não saiba é que, além de demonstrar afeição, as lambidas felinas servem para misturar o odor do bichano com o seu. E essa mistura de “perfume” aumenta a sensação de bem-estar no pet, deixando-o mais leve e feliz.

Se esfregar em você

Dependendo do tamanho do animal, ele quase te derruba quando começa a esfregar o corpo todo em você, mas não brigue com o bichano quando ele fizer isso, ele apenas está te dizendo que você causa nele uma sensação boa.

Esse roçar com o corpo serve como socialização para o pequenino, que libera feromônios durante o processo e te marca como alguém especial.  

“Bater” a cabeça contra sua mão ou braço

Outra maneira de “dizer te amo”, é o bichinho chocar a cabeça contra o seu braço ou mão. Funciona bem parecido com a dica acima, pois as glândulas presentes nas bochechas e cabeça do animal exalam um odor que ele utiliza para “marcar território”, ou seja, você é um lugar para onde o bichano pretende voltar várias vezes.

Piscar lentamente

Sim, as piscadinhas também denotam envolvimento no mundo dos felinos e é considerado por especialistas como o “beijo do gato”. Aquele quase fechar dos olhos, acompanhado de um ronronado longo, não deixa dúvidas que o peludinho morre de amores por você. Aproveite a oportunidade para retribuir com beijos humanos e felinos e manter firme esse laço de amor 😽.

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.