10 alimentos que seu cachorro NUNCA deve comer

Não tem nada melhor que ver o nosso cachorro feliz, não é mesmo? E uma boa maneira de deixar um cão contente é oferecendo comida, afinal, eles amam comer! Porém, isso não significa que os pais humanos devem dividir a janta com eles, muito menos incluir qualquer alimento sem saber se ele pode ser nocivo para a saúde do pet.

10 alimentos que seu cachorro NUNCA deve comer

O seu cachorro é daqueles que implora por comida? Se a resposta for “sim” e você anda dando algumas escapadinhas, oferecendo um pedacinho aqui, outro ali, tenho uma má notícia: existem algumas razões para não oferecer comida humana para um cão. E para piorar, há uma lista de alimentos que o seu cachorro nunca deve comer.

Abacate

O abacate é daqueles alimentos que, aparentemente,  traz apenas benefícios a quem consumir. Mas não é bem dessa forma em relação aos cachorros. O abacate possui uma substância chamada “persina”, que não causa nenhum tipo de mal-estar às pessoas, mas é nocivo para eles, podendo causar problemas intestinais, como vômitos e diarreia.

Chocolate

Muitos pais humanos já sabem que o chocolate está na lista dos alimentos proibidos para os cachorros, mas poucos sabem o verdadeiro motivo. O cacau é composto por teobromina, que provoca estímulo cerebral e aumento da atividade cardíaca, resultando em arritmias. Fora isso, também o doce também é composto por cafeína e é rico em açúcar, que pode deixar seu cão obeso ou diabético.

Leite

Não só o leite, mas os laticínios podem causar diarreia e muitos outros problemas voltados ao sistema digestivo. Isso porque os cachorros não possuem lactase (enzima responsável por digerir a lactose) o bastante para o cão realizar a digestão corretamente.

Uvas

Tanto as uvas comuns quanto as passas possuem elementos tóxicos em suas estruturas que podem causar insuficiência renal. Portanto, de forma alguma dê uma uva para um cachorro.

Massa de fermento

A massa de fermento utilizada no pão, por exemplo, pode causar inchaço no trato intestinal do cachorro, provocando gases e vômitos. Em outras palavras, o estômago incha tanto até se contorcer, gerando dores muito intensas. Se a massa estiver crua o perigo é ainda maior, já que o fermento contém etanol.

Salgados e salgadinhos

Os salgados podem causar sede excessiva e até envenenamento por íon sódio, já que, como o próprio nome já diz, esses alimentos são riquíssimos em sal. Os sinais incluem vômitos, diarréia, depressão, tremores, convulsão e, em casos mais extremos, até a morte.

Alho, cebola e cebolinha

Esses três alimentos contém a toxina N-propil dissulfeto, que provoca vômitos, anemias, sangue na urina, fraqueza, respiração ofegante e frequência cardíaca elevada. Portanto, alimentos com esses temperos, como o arroz, devem ser evitados.

Café

A cafeína é um verdadeiro veneno para eles. Ela contém metilxantinas, que podem provocar vômitos, diarreia, respiração ofegante, sede, tremores, convulsões entre outros.

Xilitol

Já ouviu falar no xilitol? Esse é um tipo de açúcar artificial utilizado na produção de doces como a bala de goma, por exemplo. Ele pode causar liberação de insulina nos cães e em outros animais, o que leva à insuficiência hepática.

Tomate

Por último, o tomate é um alimento que pode ser ingerido pelos cães, mas com acompanhamento dos pais humanos, já que em grandes quantidades pode ser nocivo para eles. O que realmente é proibido é parte verde da fruta, que são as folhas e caules. Essas áreas possuem um produto químico chamado solanina, que é bastante perigoso para os pets, podendo causar, entre outros problemas, perda de apetite, diarreia, fraqueza, pupilas dilatadas, distúrbios gastrointestinais e hipersalivação.

Seu cão comeu algum desses alimentos citados? Leve-o imediatamente para um médico veterinário de confiança para uma avaliação, antes mesmo que ele demonstre algum tipo de sinal citado.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

24 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.