A pandemia que nos afastou de amigos, familiares e entes queridos foi a mesma que nos levou para mais perto dos pets. Diante de um cenário de isolamento social imposto por governos do Mundo inteiro, muita gente chegou à conclusão de que este seria o momento perfeito para adotar um animal de estimação.
Uma pesquisa realizada pela Petlove em parceria com a DogHero, por exemplo, apontou que 54% dos brasileiros adotaram um pet durante a pandemia. Desta porcentagem, 19% afirmaram que adotaram um animal de estimação pela primeira vez, 50% já eram tutores e resolveram adotar mais um e 31% já tiveram pets ao longo da vida.
Em relação aos motivos de adotar um pet em meio ao isolamento social:
- 15% disseram que sempre gostaram de pets e, por isso, decidiram adotar.
- 12% afirmaram que ter um pet em casa traria felicidade tanto para si quanto para o ambiente
- 11% acreditaram que a companhia de um pet faria bem a algum familiar.
Como já sabemos, os benefícios de ter um animal de estimação em casa são muitos. Inclusive, existem evidências de que eles ajudam até mesmo na nossa saúde cardiovascular ou podem ser parte de um protocolo de tratamento e prevenção de doenças.
Dessa forma, também podemos destacar que a companhia dos pets foi fundamental na vida de muita gente durante o isolamento social. Para se ter uma ideia, 93% dos entrevistados de um estudo feito pela Mars Petcare, nos Estados Unidos, confirmaram a importância do apoio emocional recebido de seus pets.
Mas o que chamou mais a atenção na pesquisa foi que 71% disseram que não teriam resistido a 2020 (o primeiro ano de isolamento social) sem a presença de seus animais de estimação.
Ou seja, os pets são importantíssimos para nossas vidas em todos os momentos, mas tiveram uma contribuição especial durante o isolamento social para que nós sentíssemos menos todas as mudanças impostas pela pandemia do novo Coronavírus. Então, nada mais justo do que ajudá-los a não sofrer com a nossa volta ao escritório, certo?
Veja também:
- O isolamento social
- Impactos do isolamento na vida dos pets
- Adoção de pets na pandemia (você está aqui)
- Problemas comportamentais mais observados em gatos na pandemia
- Problemas comportamentais mais observados em cães na pandemia
- O (triste) fim do home office para os pets
- Abandono de pets pós-pandemia
- Minimizando problemas comportamentais
- Soluções Pet Games para cães e gatos
- Soluções DogHero para cães e gatos
- Bônus: tudo sobre pets e a pandemia
Deixe um comentário