Tudo sobre o seu:

Dogue Alemão

De origem alemã, como seu nome já indica, o Dogue Alemão também é conhecido em alguns países por “cachorro dinamarquês”. Utilizado nos séculos anteriores como cão de caça e cão de guerra, ele continua com muitos instintos do gênero e por isso sofre com a reputação de ser um cão agressivo. Na verdade, o Dogue Alemão é um cachorro dócil e é um incrível companheiro. Eles se tornaram muito populares recentemente, apesar de todas as dificuldades que implicam em criar um cachorro de porte gigante.

Características do seu Dogue Alemão

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Dogue Alemão

Tamanho

A altura varia de
71 a 86 cm

Peso

O peso varia de
50 a 90 kg
Pelagem
O pelo do Dogue Alemão é curto e denso. Eles são encontrados mais comumente nas cores azul-acinzentado e tigrado, mas dourado, arlequim e preto também são bastante comuns. Variações em preto e branco são populares no Brasil.
Por ser um cachorro que teve suas origens em cachorros de caça e de guerra, ele é um cão muito saudável. Se realizados passeios diários para que ele possa se exercitar e exames periódicos, dificilmente o seu Dogue Alemão terá problemas de saúde. No entanto, por ser um cachorro de raça, ele tem predisposição para algumas doenças. Uma delas é a displasia coxofemoral (encaixe imperfeito da articulação do quadril), principalmente devido ao seu porte gigante. Para evitar problemas desse gênero, os exercícios físicos são indispensáveis - já que o fortalecimento muscular pode auxiliar. É recomendado fazer exames periódicos de joelho, pois esses cães também podem ter essas articulações sobrecarregadas. Cachorros dessa raça também tem bastante predisposição à torção gástrica, então esse é outro problema de saúde que precisa de atenção para tutores de Dogue Alemão, neste caso o ideal é não permitir que seu pet faça qualquer tipo de atividade física depois de comer ou beber água. Displasia de cotovelo, síndrome de Wobbler, catarata e problemas ósseos também são vistos com certa frequência em cachorros dinamarquês e merecem cuidado especial.
Apesar da fama de ser um cão agressivo, o Dogue Alemão na verdade é um cachorro muito sensível e doce. Por ser de porte grande e por causa de sua postura, ele pode assustar à primeira vista, mas de modo geral é um cachorro gentil, carinhoso e amável. É bastante descontraído e se dá bem com crianças e outros cachorros, apesar de suas brincadeiras serem pouco recomendadas para crianças muito pequenas por causa de seu tamanho. Tende a ser um pet um tanto quanto estabanado, que não tem muita ideia de seu porte imenso.
A origem do cachorro da raça Dogue Alemão diz muito sobre sua inteligência. Por ser um cão criado para caçar e ajudar na guerra, ele se tornou um ótimo farejador e é muito observador. Apesar de ser um cachorro dócil, ele vai constantemente prestar atenção ao redor de onde estiver para verificar se não tem nada suspeito e fora do comum acontecendo. Ele é um cachorro que, justamente por ser muito companheiro, se sente na obrigação de proteger os seus humanos e vai fazer de tudo para garantir a segurança deles. Suas origens o tornaram um cachorro com facilidade para ser adestrado e aprender truques. Além disso, em questão de obediência, por ser um cachorro muito grande, ele é capaz de fazer uma grande bagunça, principalmente se for criado em um ambiente que não tem espaço para o seu porte gigante. No entanto, ele obedece a ordens com facilidade e aprende rápido o que pode ou não fazer.
Apesar de não ter muitos problemas de saúde, a expectativa dos cachorros da raça Dogue Alemão não é das mais longas. A maioria vive entre oito e dez anos de idade. Por isso é importante levar seu Dogue Alemão com frequência ao médico veterinário, para se certificar que sua saúde vai bem.
O Dogue Alemão solta muito pelo e por isso precisa ser escovado com bastante frequência, principalmente na primavera e no outono. Divida as refeições de seu dogue alemão de modo que ele nunca coma uma grande quantidade de uma vez só - isso pode evitar que ele tenha torção gástrica, condição que pode ser fatal e que na maioria das vezes requer uma intervenção cirúrgica rápida.
Sabe que cachorro famoso é da raça Dogue Alemão? Ironicamente, é o medroso Scooby-Doo! Na idade média, acreditava-se que os cães dessa raça tinham o poder de afastar os maus espíritos.