Cachorro com problema cardíaco: as principais doenças que eles podem ter

Estima-se que um a cada 10 cachorros possa desenvolver algum tipo de problema cardíaco. Essas condições costumam afetar os cães mais idosos por conta de um enfraquecimento do músculo do coração ou por conta da predisposição genética de algumas raças específicas, mas os pets de qualquer idade, raça e porte podem ser acometidos pelas doenças cardíacas, que muitas vezes são silenciosas e demoram para serem percebidas.

No mês de setembro, acontece a campanha Setembro Vermelho de conscientização e cuidados com o coração na medicina humana e na medicina veterinária. Pensando nisso, listamos a seguir as principais doenças cardíacas que podem afetar os cachorros.

É muito importante ficar atento aos sinais que o seu cachorro dá quando não está bem. Respiração ruidosa e aumentada, intolerância ao exercício, cachorro tossindo e falta de apetite são motivos para procurar um médico veterinário. O diagnóstico precoce de doenças cardíacas é fundamental para evitar que problemas maiores aconteçam. Por isso, check-ups e exames de rotina são essenciais.

Sobre o autor

Beatriz Mario

Beatriz Mario

Graduanda em Medicina Veterinária, sonho que tenho desde de criança, hoje sou conhecida como a louca dos gatos, mas nas horas vagas sou a louca dos bichos também, sem distinção. Tenho 10 lindos gatinhos resgatados e meu propósito é poder ajudar o máximo de pets possível (E seus pais e mães humanos escrevendo aqui no blog).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.