Cachorro vira-lata preto: conheça tudo sobre esse pet!
Conheça tudo sobre esse popular pet e outras cores de cachorro vira-lata!
O cachorro vira-lata preto chama atenção por onde passa, já que sua beleza é notável. Pelos brilhantes e um temperamento encantador, esse pet pode ser uma ótima escolha para a sua família. Se você quer entender mais sobre esse cão e suas curiosidades, continue lendo nosso post!
Vira-lata tem origem? Qual a história do vira-lata?
Por ser fruto da mistura de várias raças ao longo de séculos, o vira-lata, também conhecido como Sem Raça Definida (SRD), não tem uma origem exata. O que se pode afirmar é que, assim como todas as raças de cachorro, o vira-lata é descendente de lobos, resultado de uma evolução de 15 mil anos atrás.
Já a origem de seu popular nome, “vira-lata”, é devido ao hábito que esses cães têm – os de rua, no caso – há muito tempo de reviraram latas e sacos de lixo em busca de alimentos.
Adotar um cachorro preto vira-lata: uma escolha cheia de amor!
Adotar um cachorro vira-lata preto é uma caixinha de surpresas – sempre positivas -, já que eles não possuem uma origem exata. Mas como todo SRD, esses cães trazem muita alegria, diversão e amor para suas famílias. Se você quer isso para a sua casa, adote! ❤️
Adotar um cachorro vira-lata preto, além de uma escolha cheia de amor, também ajuda na diminuição de pets abandonados. Infelizmente, os cães pretos, assim como os gatos, sofrem preconceito por sua cor e levam mais tempo para serem adotados.
Os que mais sofrem são os cães pretos de grande porte com mais de 5 anos, é o que diz uma pesquisa realizada pela ONG estadunidense Lucky Dog Animal Rescue. Esse preconceito é chamado de “Síndrome do Cachorro Grande Preto”, e foi notado pela ONG ao constatarem que os filhotes de pelagem clara eram adotados rapidamente, enquanto os de pelagem preta demoravam semanas.
Por isso, quando adotamos um cachorro preto vira-lata, estamos mostrando para as pessoas que esses pets podem nos amar assim os amamos, da mesma forma como acontece com qualquer outro cão.
5 vira-latas de cores incríveis:
Quer ter um vira-lata? Saiba que opções de cores e pelagens não faltam! Do branco ao preto, há diversos tipos para você se encantar, apaixonar e adotar! Confira fotos e detalhes:
Cachorro vira-lata preto
Muito popular, o cachorro vira-lata preto possui uma pelagem brilhante e radiante, que contrasta bastante com seus olhos quando são claros.
Cachorro preto e branco
Se você acha lindo pet branco ou preto, o cachorro vira-lata preto e branco vai te conquistar com toda sua beleza e fofura! Esses cães podem ser encontrados com variações de pelagens, o que dá ainda mais destaque para suas cores.
Cachorro preto peludo
Cachorro vira-lata preto já é fofo por natureza, agora imagine os de pelo longo, são muito fofos, literalmente. De pelagem macia e escura, esses cães nos “convidam” a acariciá-los.
Vira-lata branco
Alguns vira-latas podem ser brancos e fofos como a neve, principalmente aqueles que são mais peludinhos. Inclusive, são diversos os nomes para cachorro branco que seguem essa pegada, como, por exemplo: Bola de neve, Nevasca e Noel.
Cachorro vira-lata com capa preta
Existem alguns vira-latas que podem ser – ou não – mestiços de Pastor alemão, por isso, herdam a famosa “capa preta”, que faz deles cães com as costas pretas e o restante do corpo de cores variadas.
Outras cores de vira-lata:
Como os vira-latas são uma mistura de diversas raças, pode se esperar encontrar qualquer cor ao buscar um SRD para adotar. Por isso, as opções são váááárias. Veja alguns outros exemplos:
Malhado
Encontrar um cachorro vira-lata malhado não é difícil, já que eles são muuuito populares e fofos. Além disso, as combinações de cores são variadas, podendo ser: branco com preto, branco, preto e dourado, marrom, preto e branco e por aí vai.
Sable
Os vira-latas de cor sable possuem a pelagem predominantemente dourada, com variações que vão desde o bege claro até o mogno escuro.
Ruivo
Um vira-lata ruivo chama bastante atenção, né? Adotar um “ruivão” é ter em casa um pet com pelagem vermelha e imponente.
Carvão
O vira-lata carvão tem uma pelagem muito escura, um preto profundo, brilhante e radiante.
Canela
Também conhecido como vira-lata caramelo, o cachorro de cor canela é bem popular. Existem muuuitos cachorrinhos dessa cor esperando por um lar, e a sua família pode ser a próxima sortuda a ter um desses em sua casa.
Mármore
Esses cães têm uma pelagem com uma mistura de preto e cinza, semelhante ao padrão de mármore. Eles são verdadeiras obras de arte e impressionam pela pelagem exótica.
Negro e fulvo
Alguns vira-latas podem ser encontrados com pelagem preto e fulvo, que nada mais é do que bege misturado com preto, como um Pug.
Mel
A pelagem mel nos vira-lata é linda! O tom varia entre bege, caramelo e laranja, fazendo com que esses pets façam jus ao temperamento doce e afetuoso, como o próprio nome da cor sugere. Alguns podem ter os olhos cor de mel também, o que super combina.
Grisalho
A pelagem grisalha é mesmo linda! Ela é exótica, misturando tons de branco, preto e, às vezes, dourado. Ter um vira-lata com essa pelagem é ter um pet diferenciado e, assim como todos, belo.
Temperamento, convivência e socialização: como é ter um vira-lata?
Por serem descendentes de diversas raças, os vira-latas podem ter temperamentos variados, mas, em geral, tendem a ser cães dóceis, simpáticos, inteligentes, afetuosos e que se adaptam facilmente a diferentes ambientes, estilos de vida e pessoas.
Claro que o temperamento do vira-lata pode variar de acordo com seu histórico de vida. Ou seja, se for um pet que passou por uma situação anterior de violência e abandono, ele poderá ter algumas desconfianças, mas que com paciência e tempo podem ser superadas.
Se o vira-lata tem pais de raça, dependendo de qual for, seu temperamento pode variar e ser mais previsível. Porém, vale destacar que, assim como todas as raças, o cachorro só poderá demonstrar 100% de seu temperamento se for devidamente socializado e bem cuidado.
O cachorro vira-lata se dá muito bem com pessoas e outros animais, mas para isso, é indicado que o pet tenha uma boa socialização durante toda a sua vida. Além disso, esse cãozinho também pode viver em apartamento, mas é preciso que ele tenha uma rotina de exercícios para evitar o estresse, tédio e comportamentos destrutivos.
Tenha ainda mais fofura e amor na sua família: adote um vira-lata!
Viu só como ter um vira-lata é tudo de bom? Ter um cãozinho SRD é ter um membro da família que sempre trará alegria, carinho e felicidade para todos!
Se quiser adotar um vira-lata, converse com uma ONG de animais, pois o que não faltam são organizações cheias de SRDs esperando por uma chance de fazer uma família extremamente feliz!