Banner Multiplus
Pug

Tudo sobre Pugs

Descrição do Pug


Especificações do Pug

Tamanho

20 a 30 cm

Peso

6 a 8 kg

Pelagem

Os pelos do Pug são bem curtinhos, finos e macios. As cores da raça são: prata, abricot, fulvo e preto. Ter o focinho e as orelhas pretas também faz parte das características da pelagem do Pug. Soltam bastante pelo durante o ano todo, por isso uma escovação diária ajuda a retirar os pelos mortos e evitar que caiam e se espalhem pela casa toda.

Rações para Pug


Saiba mais sobre raça

A saúde do Pug

A anatomia do Pug não é muito favorável para a sua saúde, por isso ele precisa de bastante cuidado e um acompanhamento de perto. As ruguinhas, tão características desse cachorro, precisam de uma atenção especial, já que são propícias à proliferação de fungos, por isso é preciso sempre limpá-las com um pano umedecido e com produtos específicos indicados por um veterinário. Outra questão muito importante da saúde dos Pugs está relacionada com a dificuldade deste animal de trocar calor com o meio. Os cachorros utilizam a respiração (aquela mais ofegante, sabe?) para trocar o calor e manter a temperatura corporal equilibrada. Como os Pugs possuem o focinho muito achatado, esta ação é mais difícil o que faz com eles sofram demais com temperaturas altas, tendo grandes chances de desenvolver uma hipertermia que pode levar a morte. Por isso uma atenção mais do que redobrada mantendo esses animais sempre em ambientes frescos e arejados. Eles também precisam de cuidados com os olhos (que são mais saltados), podem apresentar alergias e precisam de uma alimentação bem balanceada para controlar o peso e evitar a obesidade, já que esses animais não são fãs de atividade física.

Temperamento do Pug

Cachorro de companhia é o que melhor define o Pug. Eles são extremamente apegados ao dono e muito sociáveis. Apesar de serem preguiçosos e não gostarem de atividades físicas, são muito brincalhões e alegres. Amam muito ficar no colo! Assim como a maioria dos cachorros, precisa ser socializado desde filhote para que se dê bem com outros animais e crianças, por exemplo. Por essas características é um cachorrinho que se adapta muito bem em apartamentos e espaços menores, desde que estejam sempre frescos!

Inteligência e Obediência do Pug

O Pug é um cachorro inteligente, mas um tanto quanto teimoso. Sua colocação no livro A Inteligência dos Cães de Stanley Coren é a de número 57 o que mostra que o Pug não precisa de tantas repetições para aprender um comando, mas precisa que elas sejam sempre praticadas. Como é muito leal ao dono, vale sempre reforçar os comandos para que o bichinho não acabe dominando a casa.

Expectativa de vida do Pug

A expectativa de vida do Pug é de 10 a 14 anos.

Cuidados específicos do Pug

O Pug precisa de acompanhamento veterinário anual e a partir dos 5 anos um acompanhamento semestral para fazer exames e ficar de olho no funcionamento do organismo. Precisa de uma escovação frequente no pelos e banho uma vez por semana. Vale consultar com o veterinário o tipo de shampoo que irá usar, já que são animais propensos a ter alergias. Esses produtos especiais podem ajudar a proteger a pele do seu cãozinho. Exercícios físicos devem ser moderados, pequenas caminhadas, por exemplo, e sempre nos horários mais fresquinhos do dia. No entanto são importantes para a saúde do animal, tanto pela questão do peso, quanto por motivos de socialização e estímulos, já que o animal fica a maior parte do tempo dentro de casa.

Curiosidadesdo Pug

- Ser uma das raças mais antigas proporcionou ao Pug participar de vários momentos marcantes da história. A imperatriz Josephine Bonaparte, esposa de Napoleão Bonaparte, tinha um Pug que era sua paixão, ele chamava Fortune (fortuna, em português). Na época em que a imperatriz ficou presa, Fortune era o único que podia visitá-la, por isso Josephine colocava mensagens escondidas na coleira do cãozinho para poder se comunicar com sua família. Quase um cachorrinho espião! - As ruguinhas tão simpáticas dos Pugs, possuem mais significado do que você pensa. Lá na China, onde eles surgiram, os criadores foram moldando a raça para que as ruguinhas da testa do cão formassem (ou chegassem perto de formar) o caractere chinês referente e a palavra “príncipe”. Se deu muito certo eu não sei, mas que essas ruguinhas dão todo o charme dos Pugs, isso não posso negar. - A exoftalmia é muito comum em cães de focinho curto, como é o caso do Pequinês e do Pug. Nessa condição os olhos do animal podem saltar, sair mesmo da órbita ocular. Isso se dá por complicações maiores ou por alguma pressão que o animal faça, como forçar a coleira, por exemplo. Se isso acontecer você não precisa se preocupar, mas deve levar o animal ao veterinário para tratar e verificar se não houve danos maiores.

Higiene e Limpeza para Pug


Outros produtos para Pug


Sentiu falta de alguma informação ou tem alguma sugestão para melhorar nossa página? Envie para a gente no email: [email protected]

Caracteristicas do Pug

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais

Videos de Pug