Coelho com dor de dente: veja os sinais e o que fazer!

Se pudéssemos dar apenas um conselho para alguém que quer adotar um coelho, seria: “cuidado com os problemas dentários!” Isso mesmo, coelho com dor de dente é bem mais comum do que parece. Mas calma que nós vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre dentes de coelho.

A princípio, devemos te alertar: se pretende ter um coelho de estimação, saiba que a única coisa parecida com cães e gatos é o amor e carinho que ele terá por você. Fora isso, todos os cuidados necessários são totalmente diferentes!

dente de coelho

Conhecendo o dente de coelho

Você saberia responder quantos dentes tem um coelho? Se a sua resposta for apenas dois, errou feio! Na verdade, eles têm entre 26 e 28 dentes, sendo seis deles incisivos, que são aqueles frontais, bastante conhecidos.

A princípio, os dentes dos coelhos nunca param de crescer. Isso acontece porque eles se desgastam naturalmente durante a mastigação de alimentos ricos em fibras, como feno e verduras escuras. Em outras palavras, é uma forma de compensar essa deterioração natural e não deixá-los desdentados.

Dessa forma, independentemente da raça, todos os coelhos domésticos precisam de uma atenção especial com a saúde dos dentes. Afinal, o crescimento excessivo pode trazer uma série de problemas.

Como cuidar dos dentes de coelho

A principal forma de cuidar dos dentes de coelho é oferecendo uma alimentação adequada. Por mais que as rações atuais sejam altamente nutritivas, o ideal é que o pet consuma alimentos fibrosos em maior quantidade para realizar o desgaste natural dos dentes.

Sendo assim, oferecer apenas ração para o coelho pode provocar a chamada má oclusão, que é quando os dentes crescem tanto que acabam atrapalhando a mastigação, podendo causar feridas graves e até abcessos.

Sinais do coelho com dor de dente

Devido ao forte instinto de presa da espécie, os coelhos são muito silenciosos. Por isso, dificilmente eles dão algum sinal de fragilidade. Ainda assim, existem alguns sinais de problemas em dentes de coelho:

  • Salivação intensa
  • Perda de peso
  • Dificuldade para mastigar
  • Aparente falta de apetite
  • Irritação 
  • Inchaço no maxilar
  • Dentes incisivos maiores que o normal
  • Abcessos na região da boca
  • Perda de apetite

coelho com os dentes para fora

Coelho com dor de dente: o que fazer?

Caso desconfie que o seu coelho está com dor de dente ou note algum desses sinais, o ideal é consultar o médico veterinário de sua confiança. Durante o diagnóstico, o profissional irá te orientar sobre a dieta mais adequada para o coelho e outras maneiras de frear o crescimento excessivo.

Junto à alimentação, você pode oferecer um brinquedo para coelho, como o Brinquedo Pawise Mordedor, por exemplo, perfeito para o pet realizar o desgaste e ainda ajuda na higiene bucal.

Em casos mais graves, o médico veterinário pode indicar o desgaste mecânico, um processo bastante doloroso e estressante para eles, mas necessário para evitar problemas ainda maiores.

Agora que você já sabe como ajudar um coelho com dor de dente, visite o Blog da Petlove para mais dicas sobre saúde de coelhos e outros animais exóticos.

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.