Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Coronavírus em gatos

Assim como vários animais, os gatos também podem ser infectados com o coronavírus, mas saiba que o subtipo que afeta os felinos não é o mesmo responsável pelo COVID-19, em humanos.

A infecção por coronavírus em gatos é causada pelo coronavírus felino (FCoV), que causa a Peritonite Infecciosa Felina, a PIF. A doença é encontrada em praticamente todo o mundo e, infelizmente, é bastante comum em abrigos e gatis.

Gato laranja no colo

Os gatos doentes podem apresentar diferentes sinais clínicos, sendo o acúmulo de líquido no peritônio (membrana que envolve os órgãos abdominais) o mais característico, por isso é este o nome dado à enfermidade. Febre, perda de peso, falta de apetite, sinais neurológicos e outros também podem surgir. 

É importante ressaltar que alguns gatos portadores do coronavírus podem não desenvolver a Peritonite Infecciosa Felina, por isso é indicado que esses pets evitem situações traumáticas e de estresse, que poderiam comprometer a imunidade e, consequentemente, fazer com que manifestem a doença. 

Até o momento, não existem vacinas para prevenir o FCoV, mas manter os gatos dentro de casa, sem contato com animais desconhecidos, e adquirir pets em abrigos e criadouros negativos para PIF é fundamental para evitar o problema. Consulte seu médico veterinário de confiança caso seu pet apresente qualquer sinal de que algo não vai bem.  

Acesse nossa página especial sobre Peritonite Infecciosa Felina (PIF)

>Leia também:
Entenda o Coronavírus em animais
Coronavírus em cães
Coronavírus em cães NÃO é motivo de alarde
Testes para coronavírus em animais
Vacina para coronavírus
Peritonite Infecciosa Felina (PIF)
Infecção por Coronavírus

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, três gatos e oito peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos. Hoje, é Coordenadora de Conteúdo Veterinário da Petlove&Co.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.