Assim como vários animais, os gatos também podem ser infectados com o coronavírus, mas saiba que o subtipo que afeta os felinos não é o mesmo responsável pelo COVID-19, em humanos.
A infecção por coronavírus em gatos é causada pelo coronavírus felino (FCoV), que causa a Peritonite Infecciosa Felina, a PIF. A doença é encontrada em praticamente todo o mundo e, infelizmente, é bastante comum em abrigos e gatis.
Os gatos doentes podem apresentar diferentes sinais clínicos, sendo o acúmulo de líquido no peritônio (membrana que envolve os órgãos abdominais) o mais característico, por isso é este o nome dado à enfermidade. Febre, perda de peso, falta de apetite, sinais neurológicos e outros também podem surgir.
É importante ressaltar que alguns gatos portadores do coronavírus podem não desenvolver a Peritonite Infecciosa Felina, por isso é indicado que esses pets evitem situações traumáticas e de estresse, que poderiam comprometer a imunidade e, consequentemente, fazer com que manifestem a doença.
Até o momento, não existem vacinas para prevenir o FCoV, mas manter os gatos dentro de casa, sem contato com animais desconhecidos, e adquirir pets em abrigos e criadouros negativos para PIF é fundamental para evitar o problema. Consulte seu médico veterinário de confiança caso seu pet apresente qualquer sinal de que algo não vai bem.
Acesse nossa página especial sobre Peritonite Infecciosa Felina (PIF).
>Leia também:
Entenda o Coronavírus em animais
Coronavírus em cães
Coronavírus em cães NÃO é motivo de alarde
Testes para coronavírus em animais
Vacina para coronavírus
Peritonite Infecciosa Felina (PIF)
Infecção por Coronavírus
Deixe um comentário