Curiosidade sobre gatos

Além de serem extremamente fofos e companheiros, os gatos são seres fascinantes que nos despertam curiosidade e interesse por sua vida misteriosa, além de nos ensinarem muitas coisas. Mesmo aqueles que vivem dentro de casa e que achamos que conhecemos por inteiro, demonstram cada dia uma peculiaridade diferente em seu comportamento e temperamento.

Separamos um compilado de curiosidades sobre os felinos mais amados do mundo. Confira:  

 

  • Gatos dormem muito

Que os gatos dormem muito não é segredo para ninguém, certo? Mas vocês sabiam que um felino doméstico que tem aproximadamente nove anos passou em média, três anos acordado e o restante dormindo? Pois é, eles realmente dormem bastante!

  • Banhos completos diversas vezes ao dia

Assim como dormem pelo menos a metade do dia, a outra metade eles usam para “tomar banho”. Os felinos se preocupam bastante com a higiene e por isso tomam um banho completo diversas vezes ao dia.

  • Suas orelhas possuem cinco vezes mais músculos que a orelha humana

As orelhas dos gatos também possuem algumas curiosidades interessantes. Elas são capazes de se movimentarem em 180 graus e possuem cerca de cinco vezes mais músculos se comparados aos humanos, o que os ajuda a controlar a região auricular. Essa capacidade faz com que os gatos tenham a audição bem aguçada, fazendo com que escutem ruídos menores que passam despercebidos pelas demais espécies.

  • Disfarçando a dor

Gatos são mestres em disfarçar e camuflar quando estão doentes ou sentindo algum desconforto. Normalmente quando se encontram em quadro de dor, eles buscam um lugar de difícil acesso para se esconderem. Isso ocorre como meio de defesa e proteção por se sentirem vulneráveis.

  • Entrelaçar entre as pernas dos humanos

Todo gateiro ou gateira já passou por essa experiência. Os gatos se entrelaçam em nossas pernas como demonstração de afeto e para marcar seu território. Os felinos, ao se esfregarem em objetos ou em pessoas, liberam um hormônio chamado ferormônio, que é responsável pela comunicação entre as espécies e que proporciona bem-estar aos gatinhos.

  • Ronronar

O famoso motorzinho. Quando os gatos ronronam estão querendo demonstrar principalmente felicidade em estar ali naquele lugar e naquela companhia, liberando endorfina e serotonina. Embora na maioria das vezes o ronronar tenha a ver com prazer, estudos foram feitos e constataram que, em alguns momentos, os gatos podem estar tentando aliviar algum desconforto que estejam sentindo. Por isso, caso note um comportamento anormal ou um ronronar diferenciado, procure um profissional.

Os gatos são uma fonte infinita de curiosidades e comportamentos interessantes. O seu gatinho possui alguma curiosidade que citamos neste post? Nos conte nos comentários. Vamos adorar saber!

Sobre o autor

Gabriela Azevedo

Gabriela Azevedo

Formada em design gráfico e cursando medicina veterinária, profissão que herdei paixão graças ao meu pai. Catlover e apaixonada pelos meus 6 gatinhos (Tchantcham, Drake, Josh, Marie, Maysa e Cara Preta -in memoriam- ♥) e pelos pets agregados que fazem parte da minha vida (todos os que encontro. bem doida dos bichos!).

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.