Falta de informação sobre COVID-19 faz casos de abandono de pets crescerem no Mundo todo

Infelizmente, em meio a tantas preocupações trazidas pelo novo coronavírus, ainda temos que lidar também com a ignorância de algumas pessoas que, por estarem mal informadas (e também sem compaixão ou amor), estão abandonando e até eutanasiando seus cães e gatos com medo que eles transmitam o novo coronavírus.

Cachorro-abandonado-Petlove

Pra não restar nenhuma dúvida, a gente lembra que não há evidências de que animais de estimação possam transmitir a COVID-19 para humanos. A WSAVA – Global Veterinary Community – apenas recomenda que as pessoas infectadas não tenham contato muito próximo com seus pets. Isso porque, alguns vírus podem sofrer mutações e se adaptar a diferentes espécies com o passar do tempo.

O problema é que com a propagação das notícias falsas e do alarde desnecessário, no Mundo todo há um número crescente de abandono de animais. A China, epicentro do COVID-19, foi o primeiro País em que cães e gatos foram covardemente expulsos de suas casas, mas, por infelicidade, essa “pandemia” já está se espalhando tão rapidamente quanto o novo coronavírus.

Associações mundiais ligadas à proteção animal estão tomando medidas para combater a onda de maus-tratos aos bichinhos. No Brasil, por exemplo, a ARCA BRASIL – Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal – também está fazendo um alerta sobre o risco que cães e gatos estão correndo nas mãos de pessoas desesperadas.

Vale lembrar que o Brasil já tem um quadro assustador de quase quatro milhões de pets em condição de vulnerabilidade, e que nada serve como justificativa para deixar os bichanos desassistidos. Se vir alguma situação de abandono ou maus-tratos denuncie: Ibama (0800 61 80 80), Disque Ambiente (0800 11 35 60), Disque Denúncia (181) ou Polícia Militar (190). 

Manter-se bem informado e checar as notícias recebidas é fundamental, principalmente em períodos de crise. Quem é petlover de verdade precisa ficar atento e combater a propagação das fake news, só assim manteremos nossos amados bichinhos longe da ignorância humana.

Leia nossos posts sobre o coronavírus e continue acompanhando nossas publicações para ficar por dentro das novidades.

Entenda o Coronavírus em animais

Coronavírus em cães

Coronavírus em gatos

Coronavírus em cães NÃO é motivo de alarde

Testes para coronavírus em animais

Peritonite Infecciosa Felina (PIF)

Infecção por Coronavírus

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

4 Comentários

  • Que se transmitisse se fosse o caso! Me arriscaria como me arrisco com todos os membros da minha família humana. Os meus Doguinhos fazem parte da minha família, são meus filhos também. Esses que abandonam, nunca tiveram Amor no coração. Por isso não tenho pena de nenhum abandono humano. Tadinho, tadinha, a família largou, mora na rua, no orfanato, coitadinho!!! Não tem essa de coitadinhos, de tadinhos, aqui se faz, aqui vai pagar. Se tem moral para abandonar, vai um dia ter que ter essa moral para aceitar o abandono. Aqui se faz, aqui se paga.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.