Cadastre-se e ganhe 10% OFF na primeira compra!

Posso adiantar a vacina do meu cachorro?

Eis um assunto que deixa todo mundo de cabelo em pé (para os pais de primeira viagem, a situação ainda é pior): a carteirinha de vacinação. Se por um lado muita gente acaba esquecendo de levar o pet ao médico-veterinário, por outro, muitos se questionam se pode adiantar a vacina do cachorro. Afinal, pode ou não? É o que vamos descobrir!

médica-veterinária vacinando um cachorro

Posso adiantar a vacina do meu cachorro?

Segundo João Andrade, médico veterinário da Petlove, não há nenhum problema em adiantar a vacina do seu cachorro e não há chances de trazer algum malefício a ele. Entretanto, algumas questões relacionadas à saúde devem ser levadas em consideração.

“Se essa antecipação for próxima à data do reforço, certamente ela não trará nenhum problema para o pet. Já se ela for feita em questão de meses e o pet apresentar alguma alteração em seu sistema imunológico, sua imunidade pode ser diminuída pelo contato com uma maior carga de antígenos e estímulo supranormal do sistema, o que pode facilitar o desenvolvimento de doenças”, explicou.

Apesar de não haver nenhum problema em adiantar a carteirinha de vacinação, o médico-veterinário da Petlove destaca que o ideal é seguir as datas recomendadas pelo profissional que acompanha o seu pet.

“Uma administração fora do cronograma do protocolo vacinal, não teria nenhum efeito potencial e se perderia o tempo restante que a dose anterior teria ainda para prover a proteção, não apresentando a menor necessidade, sendo sua única mudança na data do próximo reforço”, disse.

Leia também: Quantas vacinas o cachorro tem que tomar?

cachorro tomando vacina

Por que é importante manter a vacinação em dia?

Basicamente, você deve manter a carteirinha de vacinação do seu cachorro em dia para garantir que o corpo produza anticorpos para, assim, evitar uma série de doenças comuns em cães.

“A importância de manter a vacinação do pet em dia se dá pela manutenção e prosseguimento da imunização contra àquelas doenças em que a vacina administrada se propõe a prevenir e combater. Por isso, devemos respeitar o período de pico da atuação do imunizante e realizarmos o reforço quando essa atuação tende a declinar, esse que é definido pelo médico veterinário junto ao conhecimento da tecnologia e mecanismo de ação da vacina”, explicou João.

O que fazer caso eu atrase a vacinação do meu pet?

Atrasar as vacinas de um cachorro o deixa vulnerável a doenças graves e fatais, como a raiva e a cinomose. Mas, caso o atraso aconteça, o recomendado é procurar imediatamente o médico-veterinário de sua confiança!

“O ideal é recorrer a um profissional o quanto antes para que seja reavido o protocolo vacinal e para ser definida qual a melhor forma de retomar a imunização. Até lá, não é indicado que o pet tenha acesso ao ambiente externo e faça contato com outros animais que podem não estar protegidos”, destacou João Andrade.

Agora que você já sabe se pode adiantar vacina de cachorro, visite o blog da Petlove para mais dicas e informações sobre saúde canina.

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.