Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Por quanto tempo posso atrasar a vacina do cachorro?

Se você está aqui procurando a resposta para a pergunta “por quanto tempo posso atrasar a vacina do cachorro?”, é muito provável que tenha esquecido de levar o seu pet ao médico veterinário para tomar uma das vacinas recomendadas.

A gente sabe que imprevistos podem acontecer. Mas, ainda assim, manter a carteirinha do seu cachorro em dia é fundamental para que ele esteja sempre protegido contra uma série de doenças que podem até mesmo levá-lo à óbito.

“Mas, então, por quanto tempo posso atrasar a vacina do cachorro?” Para te explicar as consequências, o que fazer e a importância de imunizar o seu pet na data certa, conversamos com a Thaís Matos, médica veterinária da DogHero.

cachorro tomando vacina

Por quanto tempo posso atrasar a vacina do cachorro?

“Afinal, por quanto tempo posso atrasar a vacina do cachorro?” Segundo a médica veterinária, nenhum dia! O ideal é nunca atrasar a vacinação do pet, já que a imunização completa deve ser feita dentro do período recomendado pelo médico veterinário.

Basicamente, a proteção de todo pet deve ser feita por meio da vacinação, independentemente do fato de ele ter ou não acesso à rua ou se convive com outros animais. Mas, além disso, Thaís alerta que também é preciso ficar atento a outras formas de proteção.

“A vacinação, vermifugação e controle de pulgas e carrapatos deve fazer parte da rotina do pet, como uma forma de manutenção de sua saúde e, também, de bem-estar. É importante lembrar que muitos agentes infecciosos podem entrar em nossa casa de diversas maneiras, muitos deles sendo trazidos conosco em nossas roupas e demais objetos que carregamos pela rua. Sabendo disso, caso nossos pets não estejam protegidos, grandes problemas podem acabar surgindo”, explicou.

O que acontece se atrasar a vacina do cachorro?

“É preciso estar atento aos riscos que esse atraso pode causar, pois deixar a vacinação de lado deixa o cãozinho vulnerável a doenças graves e fatais. Assim como proteger sua família, uma vez que algumas das doenças podem ser transmitidas para humanos também. Por isso, mantenha a carteira de vacinas em dia e acompanhe de perto, com um médico veterinário, a saúde do seu cachorro”, alertou Thaís.

Em outras palavras, deixar, ou melhor, esquecer de vacinar o seu cachorro pode ser muito perigoso para a saúde dele. Por exemplo, a cinomose, uma doença altamente contagiosa e que pode ser fatal, só pode ser prevenida mediante à vacinação. No caso da raiva canina, a mesma coisa! Dessa forma, todo pet deve estar com a carteirinha em dia para evitar problemas futuros.

Cachorro sendo vacinado

O que fazer em caso de atraso?

Mas e se a vacina for atrasada mesmo assim? Nesse caso, de acordo com Thaís Matos, o recomendado é procurar imediatamente o médico veterinário de sua confiança!

Pronto, agora que você já sabe que não deve atrasar a vacina do seu cachorro nenhum dia sequer, visite o blog da Petlove para mais dicas e muita informação sobre saúde e bem-estar canino!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.