Tipos de anestesia para animais
Todo procedimento cirúrgico, seja uma limpeza de dentes, castração ou cirurgia ortopédica precisa ser feito com o animal anestesiado. A anestesia em cães e gatos é que vai garantir que o pet não esteja sentindo dor, além de deixá-lo inconsciente por todo o procedimento. Assim, como para humanos, cada animal recebe a anestesia de uma maneira, então há riscos de algum efeito indesejado ocorrer, sendo esse reversível ou não.
A anestesia em cães e gatos pode ser inalatória ou injetável, geral ou local. A anestesia geral, quando o medicamento é aplicado, promove a perda da consciência ou sono artificial, atua na supressão temporária da percepção dolorosa (analgesia), promove o relaxamento muscular ligado à ausência de reação de defesa contra uma agressão. Já a anestesia local é a administração do medicamento apenas com finalidade de bloquear os impulsos nervosos do local a ser operado, sem que o animal fique completamente inconsciente.
A anestesia inalatória é mais segura do que a injetável, pois não precisa ser metabolizada pelo organismo para agir. Tem função através da inalação do remédio e, assim que o animal é retirado do anestésico e volta a inspirar ar puro, começa a voltar da anestesia, tendo um pós-operatório mais tranquilo. Para inalar o anestésico, o animal é entubado, e, além disso, precisa da presença de um anestesista veterinário com um aparelho específico para esse procedimento.
É possível aumentar e diminuir a quantidade da anestesia em poucos minutos, de acordo com que a cirurgia vá sendo avançada ou encerrada. É mais segura para o coração e quando disponível, é a melhor a ser escolhida para animais idosos ou cardiopatas. Há dois medicamentos que são mais usados nesse procedimento e o médico veterinário irá decidir qual o mais indicado para o animal em questão. Os custos mais altos e a necessidade de aparelhagem limitam um pouco o uso desse tipo de anestesia.
Os anestésicos injetáveis são aplicados via intramuscular ou intravenosa e são os mais usados na medicina veterinária, por terem menor custo e não precisarem de aparelho específico. Na maioria das vezes, mais de um remédio é usado de uma só vez, os quais são escolhidos pelo médico veterinário de acordo com a saúde e a idade do animalzinho e de acordo com a cirurgia que será realizada. Há uma certa depressão cardiorrespiratória que a faz um pouco contra-indicada para pacientes idosos, cardiopatas ou com problemas na função cardiorrespiratória. O melhor anestésico e o mais seguro deve ser bem avaliado para que a cirurgia possa ser feita, garantindo a saúde e o bem-estar do pet.



olá, meu gato tem 12 anos a castração por inalação é mais segura? ele esta marcando território porque tenho outro gato de 10 anos…
Às vezes mais rotas de fugas , caixas de areia separadas , e se colocarmos uma caixa para cada gato ,e cada uma no lugar em que cada gato tem como seu território, mais prateleiras para eles subirem ,é ótimo para eles ficariam menos inseguros , e param de m
Completando , param de marcar território em todo lugar
Ola Sandra! Sim sem duvida, a anestesia inalatória é a mais segura. Converse com o seu veterinário de confiança a respeito.
como que eu faço para aplicar anestesia na orelha do meu cachorro,local
Anestesia só veterinário. O que o leigo pode usar para tranquilizar um animal é o neuroleptico ACEPRAN, uma tres gotas na boca, normalmente vendido sem receita nas casas de rações. Usa-se o embolo de uma seringa de 3ml sem agulha.
Paguei por uma castração com anestesia INALATORIA. Mas quando chegamos em casa notei q tinham cortado o pelo das costas dela, perguntei para o vet. Ele informou q usou a RAQUE. Tambem. Esse procedimento foi correto???
A inalatória faz o animal dormir, a raque é para cortar a sensibilidade e o mesmo não sentir dor.
Olá!
Fui a um pet shop que queria aplicar uma anestesia para dar banho no meu gato. Isso é correto?
Eu nunca vi isso. Eles estavam com medo do gato unhar ou morder,isso sim
Vide comentario aqui. Não é “anestesico’ e sim um inofensivo tranquilizante chamado ACEPRAN.
Oie.
Meu gatinho tem 2 anos e ele esta com a patinha machucada. Porem ele nao me deixa mexer. Ele acaba rosnando pra mim.. Por esse motivo gostaria de saber se tem como eu comprar uma anestesia para conseguir saber se entrou alguma coisa ou se so foi um machucadinho de leve por onde ele andou.
Não é “comprar anestesia” pois isto só é vendido para medicos e clinicas e é perigoso, alem de entorpecente para humanos. O que se pode usar é o medicamente ACEPRAN( casas de rações vendem, na maioria, sem receita), um Neuroleptico inofensivo(demais, sem querer, não mata) e que deixa o bicho lerdo, bastando aplicar na boca umas três gotas através do embolo de uma seringa de injeção de 3 ml sem a agulha- faz efeito em 5 minutos pode durar umas duas horas.
E normal castrar um animal doméstico sem raspar o braço para aplicação da anestesia, E raspar o local da cirurgia ?
Que eu saiba esta acepsia precisa ser feita .
Pode me tirar esta dúvida?
Obrigada
Há a raspagem.
Uma pessoa que trabalha em um pet shop tem cursos de auxiliar de veterinário pode aplicar uma anestesia pra rodar um cachorro muito agressivo?
Anestesia só veterinário; agora TRANQUILIZANTE ” ACEPRAN” qualquer um aplica NA BOCA, geralmente três gotas, para deixar o animal meio grogue e não há perigo .
Ola é normal o gato ficar mancando depois que castrado? Tem três dias que castramos minha gatinha e percebi logo no dia seguinte a cirurgia que ela estava mancando. É normal?
Não é normal mas pode ser devido ao tipo de incisão (cortes) e sutura.
Adriana, seu gato melhorou. Meus dois filhotes estão mancando tambem, amanhã fará uma semana mas logo mais vou no veterinário.
Castrei minha gata de 8 meses e depois da cirurgia, cerca de 5 dias depois ela parou de movimentar as patas traseiras, ficam esticadas, segundo o veterinário foi a anestesia aplicada,que não foi a inalada, mas sim a injetável.gostaria saber se pode ter agredido o sistema nervoso e se tem medicamento que a faça voltar os movimentos das patas traseiras?
provavelmente deve ter atingido o nervo ciático voltara sim
Aplicação de células tronco
O meu primeiro Pitt cortaram a orelha dele com 7meses,foi muito doloroso eu ver o cão a chorar de dor.o meu segundo tem 4meses, como faço pra corte de orelha sem dor? Qual é o nome da neatezia?ajudam-me! !!!!ele cada dia cresce mais….
nao corte simples
vc é idiota ou o que? nao sabe que isso é proibido? corta a sua orelha em vez da do cão .. idiota
Pq nao corta sua orelha?
Sabia que a orelha e a proteçao do ouvido…podendo causar dores de ouvido ao seu animal!
E animal com dor nao da certo.
Isso é maldade.
Quero castrar meu cão,ele tem uns 40k e 2 ano e meio.vou castrar em casa,com uma vizinha que castrar bovinos.qual sedativo devo usar e como
jamais faça isso em casa abra a mão e leve em um vt
tá maluca???? vai matar seu cachorro, debilóide.
Levei meu cachorro BOB para castrar nondia 0/09/17 .a VT diz que foi feito as 10:00 da manhã e me ligou às 15:20 p bucar e quando peguei ele , estava ainda muito sonolento e parecia sentir dor e saia um pouquinho d sangue pelos pontos. Questionei e a mesma disse que logo ia parar e parou umas 19:00hs , so que continuou gemendo e tonto , contuei perguntado se estava normal e mesma falava q sim. Ai começou a babá e vomitar comuniquei a vt dizia q era a anestesia.passou a noite vomitando e pela manhã, quando foi umas 10:50hs ele deu uma parada cardíaca e conseguir reanima-lo. E foram varias seguidas . Enfima vt continuou dizendo que era a anestesia. Quero saber se pode ter sido anestesia de mas no meu BOB?
Enfim morreu as 12:30 e fiz autópsia e constatou que a vt não suturou corretamente. Quero saber tambem e ela tivesse atendido ele logo quando eu falei o que ele estava sentindo se ele tinha sobrevivido ( refeito as suturas novamente no mesmo dia da cirurgia?
Obg.
Porque nao abre processo ? Essa veterinaria incompetente pode matar outros animais!
Me falaram que existe um tipo de anestesia específica pra “derrubar” um pitbull, isso é verdade? Ou qualquer tipo de anestesia funciona igual?
Todas funcionam iguais, o que muda é o peso e idade do cachorro, que irá determinar a dosagem.
Existe algum anestésico que substitui o TELAZOL?