Como ensinar cachorro velho a fazer as necessidades no lugar certo

“Queria ensinar meu pet a fazer xixi e cocô no local correto, mas ele já é idoso”. Esse é um desabafo muito ouvido por adestradores caninos, porém, que não faz sentido em muitos casos. Mas, afinal, como ensinar cachorro velho a fazer as necessidades no lugar certo?

É verdade que a melhor época para educar um cachorro é durante a infância. Contudo, a premissa de que os cães perdem a capacidade de aprendizado conforme vão envelhecendo não é verdadeira.

Isso porque todo cachorro, independentemente da idade, pode aprender coisas novas. No entanto, alguns problemas comuns na terceira idade, principalmente cognitivos, fazem com que os cães desaprendam alguns ensinamentos.

Se você está buscando como ensinar cachorro velho a fazer as necessidades no lugar certo, saiba que é possível, mas que isso requer bastante esforço, paciência e dedicação!

cachorro idoso fazendo xixi em arbustos

Conheça as limitações do seu cachorro

Antes de ensinar o seu cachorro idoso a fazer xixi e cocô no lugar certo, você deve entender as limitações dele. Como a gente explicou nesta outra matéria, existem alguns motivos para o seu cão idoso fazer as necessidades no local errado, entre eles:

  1. Disfunção cognitiva (o famoso “alzheimer canino”)
  2. Infecção do trato urinário
  3. Estresse do dia a dia

A partir disso, já é possível compreender a melhor maneira de ensinar o pet. Por exemplo, se o seu cão tem disfunção cognitiva, você pode espalhar alguns tapetes higiênicos pela casa para aumentar a chance de ele não fazer nenhuma sujeira.

Agora, em casos de infecção do trato urinário, que, inclusive, é muito confundido com problema de comportamento, é necessário uma consulta com um médico veterinário, que pode até mesmo indicar o uso de fraldas.

Como ensinar cachorro velho a fazer as necessidades no lugar certo passo a passo

A princípio, saiba que não há tanta diferença entre ensinar um cachorro adulto ou idoso a fazer xixi no lugar certo. Isso porque o reforço positivo e a paciência são bases para a educação de cães de todas as idades.

A seguir, veja algumas dicas de como ensinar cachorro velho a fazer as necessidades no lugar certo.

    1. Escolha o lugar (de preferência longe de onde ele come!)
      É importante que você deixe claro para o pet qual o lugar que ele deve usar como banheiro, pois isso facilita para que ele crie o hábito de sempre ir até lá quando quiser se aliviar.
    2. Mantenha o ambiente organizado
      Se pretende ensinar cachorro idoso a fazer xixi no lugar certo, esse lugar deve estar limpo e organizado, afinal, nenhum pet gosta de sujeira!
    3. Leve o cachorro ao local escolhido na hora certa
      Os cães costumam fazer suas necessidades após acordar, beber água, comer e se exercitar. Então, você deve levá-lo ao lugar logo após essas atividades.
    4. Estabeleça uma rotina
      Sim, seu cachorro também deve ter uma rotina, e isso facilita para que ele aprenda onde deve se aliviar. Você pode determinar os horários para as refeições e passeios a fim de “prever” o momento no qual ele terá vontade de usar o banheiro.
    5. Recompense o pet
      Toda vez que o cão fizer xixi ou cocô no lugar exato, o recompense imediatamente, seja com um petisco, brincadeira ou carinho.
    6. Nunca brigue ou puna o cachorro
      Basicamente, punir o cachorro, além de não trazer resultados, pode estremecer a sua relação com ele. Em outras palavras, ele não vai aprender e ainda pode apresentar problemas de comportamento.

Quanto tempo demora para o cachorro aprender a fazer as necessidades no lugar certo?

A princípio, não existe um tempo certo para o cachorro aprender a fazer as necessidades no local apropriado. Dessa forma, os treinamentos devem ser consistentes para que o pet assimile o que deve ser feito.

Cachorro velho deitado na tampa do vaso sanitárioDicas de produtos que ajudam cachorro a fazer necessidades no lugar certo

Eles não são fundamentais, mas os produtos ajudam MUITA gente que está tentando ensinar um cachorro velho a fazer as necessidades no lugar certo.

A começar pelos tapetes higiênicos: além de serem bons para delimitar o local, alguns tapetes, como o Super Secão Citrus ou o Me.Au Pet, contam com um atrativo canino natural que ajuda no aprendizado.

Já os adestradores sanitários, como o Coveli Pipi Dog, também são extremamente úteis: basta pingar algumas gotinhas no tapete higiênico ou no local escolhido e o cheiro do produto estimulará o cachorro a ir nesse local.

Quando consultar um profissional?

Se mesmo seguindo essas dicas e usando esses produtos o seu cachorro idoso ainda está com dificuldades, o ideal é consultar o médico veterinário, pois ele pode estar com algum problema urinário, por exemplo.

Caso não seja detectada nenhuma complicação, você pode pedir a ajuda de um adestrador ou médico veterinário comportamentalista para identificar a raiz do problema e ajudar o seu pet da melhor forma possível. Lembre-se: infelizmente, por conta da idade, os cães idosos podem desaprender a usar o local anteriormente escolhido. Dessa forma, o certo é se adaptar às limitações do pet. Afinal, ele faz parte da família e merece toda a sua atenção e carinho!

Depois de aprender como ensinar cachorro velho a fazer as necessidades no lugar certo, visite o blog da Petlove para mais dicas de educação canina!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.