Cadastre-se e ganhe 10% OFF na primeira compra!

Enxoval para cachorro: montando o kit do seu filhote

Trazer um pet para a família é um momento especial e marca o início de uma história de amor. Mas para que o peludinho possa contar com tudo aquilo que precisa para ficar bem e se desenvolver plenamente, é necessário planejamento. Veja a seguir como montar um enxoval para cachorro filhote!   

Você sabe, todo bom planejamento exige atenção aos detalhes, portanto, dedique um tempo para deixar a casa devidamente preparada para o novo morador. Do local de dormir até a escolha do kit de higiene bucal, você precisa caprichar para que o pet se sinta acolhido e fique bem cuidado.

Cachorro filhote mordendo um brinquedo

Para não esquecer de nenhum item importante, a gente preparou uma listinha com tudo aquilo que não pode ficar de fora de um bom enxoval para cachorro filhote. E se você é um petlover que gosta de poupar dinheiro e de praticidade, então aproveite que a Petlove oferece tudo aquilo que o seu pet precisa e receba todos os produtos no conforto da sua casa!

Enxoval para cachorro: montando o kit do seu filhote

Para facilitar, dividimos os itens que compõem esse enxoval em três categorias: nutrição, higiene e bem-estar

Nutrição

  • Ração: é o médico-veterinário ou o zootecnista quem vai indicar a melhor dieta do seu filho de quatro patas. Lembre-se que oferecer um alimento da categoria super premium e seguir à risca as orientações recebidas é o melhor que você pode fazer para manter o seu pet sempre bem nutrido e saudável! 
  • Porta-ração: a armazenagem do principal alimento do seu cão merece atenção especial, afinal, alimento mal protegido vai perdendo nutrientes e estraga com mais facilidade. O portão-ração da Petlove é lindo e protege tanto da luz solar quanto da curiosidade de insetos.
  • Comedouros e bebedouros: itens de primeira necessidade, eles precisam ser comprados de acordo com o porte do animal, ou seja, raças grandes = potes maiores. Há uma variedade enorme de modelos e materiais para você escolher, mas que tal optar pelos modelos que vão deixar a sua casa ainda mais bonita e estilosa?  
  • Bônus – petiscos: não são considerados essenciais para o enxoval, pois provavelmente o médico-veterinário vai indicar somente a oferta de ração nos primeiros meses de vida do pet. Mas assim que ele autorizar a inclusão de petiscos no cardápio do seu peludinho, lembre-se de optar pelas opções que são específicas para filhotes.

Higiene

  • Tapete higiênico: ele é uma mão na roda, pois ajuda muito na educação do filhote a reconhecer o seu banheiro, e também você a manter a casa limpa. A nossa sugestão são os tapetes higiênicos da Me.Au Pet, que têm o melhor “custo x benefício” do mercado, e o tapete da Future Pet, que tem um poder de absorção de outro planeta!
  • Shampoo e condicionador: depois que o médico-veterinário autorizar os banhos no seu pet, você vai precisar contar com produtos formulados especialmente para filhotes. Os banhos a seco são super recomendados pois não só facilitam a higienização dos peludinhos, como evitam que eles fiquem com a pelagem molhada – que favorece o surgimento de alergias e coceiras. 
  • Escova para pelos: raças com pelos mais longos precisam ser escovadas periodicamente para retirar a sujeira e evitar a formação de nós. Se quiser uma escova excelente e que dure por muito tempo, vá de Furminator, a líder de mercado. 
  • Escova e pasta de dente: sim, muitos petlovers ainda não se atentaram, mas a higiene bucal dos pets é super importante! Acostume o seu cachorro desde filhote a ter a boca manipulada e, claro, higienizada com escova e pasta específicos para os peludinhos.

Bem-estar

  • Cama: geralmente esse é o primeiro item do enxoval a ser lembrado. Aqui você encontra 11 opções para escolher um modelo confortável para o pet e também fácil de limpar. Aos pets de pelo mais curto, uma caminha em formato de iglu ou toca são mais recomendados pois deixam-os mais aquecidos. 
  • Cobertores e/ ou mantas: mesmo as mais suaves mudanças de temperatura podem fazer os filhotes baterem os dentes de frio e ficarem mais suscetíveis a doenças. Deixe sempre uma opção disponível para o cachorro se aquecer. Veja aqui a nossa seleção de mantas e cobertores! 
  • Vermífugo e antiparasitários: para garantir a boa saúde de toda a família, não deixe de conversar com o médico-veterinário e fazer uso desde cedo de vermífugo e antiparasita. Prevenção é tudo! 
  • Brinquedos: muito além de um mero passatempo, os brinquedos ajudam o filhote a socializar, desenvolver a saúde física e mental e ficar mais feliz. Tenha várias opções em casa para o pet não enjoar e encontrar sempre um motivo para se manter ativo. Olha só quantas opções de brinquedos você encontra na Petlove!
  • Coleira, guia e identificação: o seu pet só poderá passear depois que estiver devidamente vacinado. Mas já é bom pensar no modelo de guia e, principalmente, na identificação dele, afinal, se ele por acaso o animal se perder, é importante que quem encontrá-lo consiga entrar em contato com você e assim realizar o reencontro. 

    Cachorro filhote usando coleira

  • Caixa de transporte e acessórios para carro: ao sair de casa com o pequenino para passeios mais longos ou viagens, é necessário contar com acessórios que garantam o bem-estar do pet e a segurança da família. Não deixe pra depois, e providencie uma caixa de transporte, assim como um cinto de segurança e uma capa para proteger o banco do automóvel. 
  • Vacinação: apesar de não ser um “item de enxoval”, a gente não pode perder a oportunidade de falar sobre a importância da vacinação para os pets (em todas as fases da vida). Mantenha as doses em dia e siga toda orientação médica-veterinária que receber, pois é assim que você mantém a vida do seu filho de quatro patas em segurança e pode aproveitar melhor cada segundo ao lado do seu novo companheiro de todas as horas!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e que não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.