Gatos precisam tomar suplementos?

Se você é um pai ou mãe de gato interessado pela nutrição do seu pet, é quase certo que já ouviu falar sobre o uso de suplementos. E, preocupado com o bem-estar do seu felino doméstico, sabe que não dá pra incrementar a alimentação dele sem antes consultar o médico veterinário, certo?

Repare que o significado da palavra – aquilo que supre; o que serve para suprir alguma falta -, ajuda bastante entendermos em quais situações o uso de suplementos é indicado. Ou seja, se o seu gato já conta com uma dieta balanceada, indicada pelo doutor(a) e que fornece todos os nutrientes que ele precisa, na maioria das vezes não há porque fazer uso de qualquer suplemento. Exagerar na medida, mesmo que os nutrientes sejam benéficos, resulta em grandes chances de prejudicar a saúde do gato. Lembre-se daquele velho ditado que diz “a diferença entre o antídoto e o veneno é a dose”.

Suplemento-gato-Petlove

Em quais situações os suplementos são indicados

Como foi dito, cada caso é um caso (ou cada gato é um gato) e tudo vai depender da condição atual de saúde do pet e da avaliação médica. Mas, geralmente, os gatos com idade mais avançada é que acabam sendo os mais favorecidos com o uso de suplementos, que, dependendo da composição, ajudam a proteger a cartilagem articular e previnem problemas renais, alergias, respiratórios, entre outros.

Gatos enfermos ou em recuperação pós-cirúrgica são exemplos de pets que também podem precisar contar com suplementos para, por exemplo, fortalecer o sistema imunológico, manter as doses de vitaminas e minerais equilibradas ou até ganhar um pouco de peso com mais facilidade. 

Quais tipos de suplementos existem?

Há vários tipos de suplementos disponíveis no mercado e a cada dia a oferta aumenta para atender a demanda por pets mais saudáveis. No petshop online da Petlove, há uma imensa variedade de suplementos disponíveis, mas lembre-se, eles devem ser vistos como medicamentos, que só podem ser oferecidos aos gatos com a devida orientação de um médico veterinário.

Mas, para você ficar por dentro de alguns exemplos, podemos citar os suplementos mais procurados: aqueles à base de vitaminas para melhor saúde de pelos e pele, os prebióticos e probióticos para proteger a flora intestinal, e os com ômega 3 e ômega 6 que fortalecem todo o organismo. Não deixe de conversar com o médico veterinário a respeito e fale com ele sobre o uso de outros medicamentos ou problemas de saúde do seu gato.

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.