Conheça diferentes raças de coelho

Assim como cães e gatos, os coelhos também são divididos em raças e cada uma delas possui temperamento, conduta e aparência própria. Portanto, quem pretende adotar um “orelhudo” futuramente deve estar por dentro das principais particularidades de cada linhagem, para assim analisar qual se encaixa melhor ao padrão familiar.

Se engana quem acredita que todos os coelhos são pequenos, branquinhos, peludos e de orelhas compridas e levantadas. A real é que existem aproximadamente 70 raças de coelhos e mais de 150 variações, isto é, a diversidade é ampla.

Para você que deseja adotar um peludinho, listamos as raças mais populares entre os pais de pet, confira:

Angorá

Criado na Turquia, o Angorá é uma das raças mais populares do Mundo. É um coelho de tamanho médio/ grande e seu peso pode passar dos 3Kg. No século XVIII, eles eram bastante populares nas casas de seu País de origem e aos poucos foram se espalhando pela Europa. Um dos motivos que despertava muito interesse em ter um Angorá era sua lã – que é extremamente macia e sedosa.

A princípio, esses coelhos eram criados especialmente por causa de sua lã, mas logo ganhou fama por ser um ótimo animal doméstico. Isso sem contar que a pelagem da raça não cria qualquer tipo de quadro alérgico, ou seja, nada de espirros para quem tem alergia a pets.

Conheça diferentes raças de coelho

Coelho leão

Com esse nome fica fácil imaginar o visual da raça, que é popular principalmente pelo temperamento calmo e seu tamanho pequeno. Não se sabe ao certo sobre sua origem, mas dizem que o coelho Leão se originou do cruzamento entre o coelho Anão Belga e o coelho Raposa Suíça.

Graças ao seu caráter carinhoso e ameno, o Leão é um dos mais escolhidos para uma casa com crianças. Oferecendo uma boa qualidade de vida, a raça pode viver até os 10 anos de idade tranquilamente.

Conheça diferentes raças de coelho

Mini lop

Criado na Alemanha, o Mini Lop é uma raça de coelhos anões que faz um tremendo sucesso como animal de estimação. Ele possui uma pelagem macia e de tamanho médio. Seu peso pode variar entre 1 e 3Kg.

Mansos, amigáveis e companheiros, os Mini Lops são muito fiéis e dedicados à família. Eles adoram um carinho e podem se sentir solitários e infelizes caso fiquem muito tempo sozinhos ou sem qualquer tipo de atenção. Ou seja, quem deseja adotar um coelho deve levar em conta este aspecto, já que a raça exige uma boa dedicação por parte da família.

Conheça diferentes raças de coelho

Fuzzy Lop

Criado nos Estados Unidos, o Fuzzy Lop é conhecido por suas orelhas caídas e cores variadas, desde que combinem com a cor branca. Por serem bem fofos, é bem habitual ver exemplares concorrendo em concursos de beleza mundo afora.

Fuzzy Lops são pequenos, peludos e com orelhas longas e caídas. O formato do seu corpo é bem arredondado e seu peso máximo é de 2Kg, ou seja, eles são bem miúdos. A pelagem em si é o que mais chama a atenção. Por ser macia, longa e densa, muitos acreditam que seja lã. Coelhos da raça são bastante amigáveis, dóceis e possuem um temperamento bem tranquilo em comparação com outras raças de mini coelhos.

Conheça diferentes raças de coelho

Holland Lop

Graças ao temperamento calmo e por se dar tão bem com crianças, o Holland Lop ganhou muita popularidade nos últimos anos. Criado na Holanda, na década de 50, essa raça de coelhos anões tem um corpo curto e largo e podem pesar até 2Kg.

A principal característica da raça são as orelhas, que possuem até três centímetros de largura e ficam nas laterais – ao contrário de outros coelhos ou lebres. Ativos e brincalhões, esses peludos são bem agradáveis e carinhosos e precisam de um bom espaço para viver confortavelmente.

Conheça diferentes raças de coelho

Nova Zelândia

Essa é considerada a raça mais popular do mundo, justamente por preencher todos os requisitos de um clássico coelho: branco, peludo e de orelhas levantadas. Apesar do nome, a linhagem foi criada nos Estados Unidos e antes eram utilizadas para alimentação e uso de pele, mas logo ganharam força como animais de estimação.

Inteligentes, amorosos e simpáticos, os Nova Zelândias gostam muito de interagir e brincar com a família. Eles são bem espaçosos, logo precisam de um bom ambiente para correr e caminhar durante o dia. 

Conheça diferentes raças de coelho

Teddy

O coelho Teddy é um dos mais calmos e doces entre os minis, sendo uma ótima opção para quem vive em apartamentos e prefere um pet mais quieto e tranquilo. Essa raça costuma ter uma pelagem bem longa e macia, o que chama muita a atenção.

Teddys são bem pequenos e podem até 1,2Kg. Além disso, a raça não possui um padrão de cor, podendo nascer exemplares de cores lisas até tricolor.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

2 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.