Gatos indicados para casas com crianças

Eu estou para conhecer uma criança que já não tenha pedido para seus pais um pet de presente. Basta chegar as datas comemorativas, como aniversário ou Natal, para que a criançada reforce o desejo de poder ter um cachorro ou gato em casa.

Quem está pensando em aumentar a família e adotar um gatinho em breve precisa se planejar muito bem, claro, afinal, nem de longe o pet pode ser visto como um “presente” de luxo para a criança. Quem leva um pet para a casa assume um compromisso vitalício com o bem-estar do peludinho e isso inclui deveres e responsabilidades.

Feita esta importante ressalva, chegou a hora de explicar melhor quais pontos devem ser analisados minuciosamente para acertar em cheio na escolha do pet, de maneira que seus filhos (humanos ou não) possam se dar muito bem e se desenvolverem de maneira saudável.

Energia e diversão de sobra

A grande maioria das raças de gatos costuma se dar bem com as crianças. Na nossa página de raças você pode saber mais sobre cada uma delas e inclusive se informar melhor sobre o temperamento de cada felino doméstico.

Aqui, nós trouxemos alguns exemplos de gatos que tiram nota máxima no quesito amizade com crianças, como o Ragdoll, Sagrado da Birmânia e o Persa. Porém, não basta só gostar da companhia dos baixinhos, é preciso ter também muita disposição para encarar horas e horas de brincadeiras, não é mesmo? 

Entre os gatos que se destacam por terem grande energia e por também serem fãs das crianças estão o Vira-lata (sem raça definida), Siamês, Tonquinês e o Van Turco. O nível de interesse da raça por brincadeiras também não pode passar batido, óbvio, então saiba que o Sagrado da Birmânia, Siamês e o Tonquinês estão entre os gatos mais brincalhões que existem!

Temperamento equilibrado

Outro ponto a ser levado em consideração na hora de escolher um gato para fazer parte da família, é a propensão dele à agressividade. De nada vai adiantar o gato ter muita energia para brincadeiras se ao mesmo tempo ele tiver “pavio” curto e viver mostrando as garras e os dentes afiados para as crianças.

Importante procurar saber quais gatos têm mais chances de apresentarem um temperamento mais tranquilo e equilibrado, daqueles que entram na onda dos meninos e meninas, sem ficar estressado com facilidade. Neste quesito podemos destacar o Ragdoll, American Shorthair, Maine Coon e Sagrado da Birmânia.

Cuidados necessários

Reparou que opções não faltam para você escolher o próximo pet da família, né? Então tire um tempinho para pesquisar bastante sobre as raças e também conversar com um médico veterinário para pegar dicas valiosas.

Uma vez efetivada a adoção, capriche na socialização do bichinho, supervisione sempre a interação dele com as crianças – afinal mesmo nas brincadeiras um pode acabar machucando o outro – e lembre seus filhos que, mesmo cheio de disposição, todo gato precisa de um tempinho para descansar e fazer suas “atividades de gato” diariamente.

Como todo bom pai/ mãe, preserve o bem-estar das crianças da casa (tenham elas de quatro patas ou duas pernas) para que a harmonia prevaleça sempre e todos saiam ganhando. Os gatos podem ensinar aos baixinhos as primeiras lições sobre empatia e compaixão, mas só vão conseguir se puderem desfrutar de uma vida saudável e feliz. 

Comportamento

Hum.. será que os gatos sempre ronronam de felicidade?

https://www.petlove.com.br/dicas/gatos-sempre-ronronam-felicidade

Gatos

Descubra porque os gatos enterram seus dejetos

https://www.petlove.com.br/dicas/por-que-os-gatos-enterram-seus-dejetos

Prevenção

Aprenda como agir caso veja um cachorro engasgado

https://www.petlove.com.br/dicas/como-ajudar-cachorro-engasgado

Adoção

Elencamos três problemas comuns de gatos resgatados

https://www.petlove.com.br/dicas/tres-problemas-comuns-de-gatos-resgatados

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.