Por que existem rações específicas para algumas raças?

Hoje em dia, são inúmeras as opções de rações para cães e gatos disponíveis no mercado pet. O que antigamente se restringia à idade dos animais, hoje vai muito além disso. Nos últimos anos, houve uma verdadeira revolução alimentícia na dieta de nossos peludos e isso não é por acaso.

As rações para raças específicas são únicas e fazem muito sucesso entre os criadores e pais de cães e gatos. Apesar de algumas pessoas verem isso como desnecessário, exagero ou até mesmo frescura, acredite: elas podem garantir alguns benefícios extras para o seu filho de quatro patas.

As rações consideradas super premium normalmente suprem as necessidades nutricionais de cachorros e gatos, ou seja, somente oferecendo esse tipo de alimento, seu pet estará nutrido e saudável. Mas dependendo da raça do seu pet, vale a pena considerar uma alternativa mais direcionada/ específica.

Cachorros e gatos de porte grande ou gigante, por exemplo, em geral precisam de suplementação capaz de proteger suas articulações, algo que nem sempre é encontrado nem mesmo nas melhores rações… Doenças específicas de uma raça também podem ser evitadas com ingredientes especiais incluídos no alimento voltado para o tipo do seu pet.

Se reparar ainda com mais atenção, perceberá que até mesmo o tipo de grão fabricado de acordo com a raça costuma ser diferente do habitual. Gatos persas e buldogues, por exemplo, contam com grãos cuidadosamente elaborados pensando em seus focinhos curtos e dificuldade de apreender o alimento…

Rações voltadas para raças de companhia que têm pelos longos como característica (assim como malteses, lhasas ou shih tzus) são pensadas para que a pelagem se mantenha bonita, saudável e, claro, super brilhante. As rações para cães de guarda como o rottweiller e o pastor alemão pensam na imunidade do primeiro e no cuidados com ossos e cartilagens de ambos.

Embora seja parte de uma estratégia de marketing das empresas, é muito importante termos noção de que isso vai além de algo feito apenas para vender. É claro que não há problema algum em escolher uma ração de acordo com o porte e idade do seu pet, mas é importante saber que os estudos realizados para a criação de produtos específicos para as raças são profundos e realmente levam em conta mais detalhes e particularidades de cada raça.

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, dois gatos e 13 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos.

2 Comentários

  • Boa tarde, qual a diferença entre rações premium e super premium e se estas rações contém corantes.O corante faz mal pra saúde do animal. Desde já muito obrigado.

    • Olá, Tânia! Tudo bem? Já falamos sobre o tema em um post anterior: https://www.petlove.com.br/dicas/o-que-e-racao-super-premium O corante está presente em várias rações, assim como em diversos alimentos que nós, humanos, consumimos. Não existem estudos muito aprofundados a respeito dos malefícios destes produtos na alimentação de pets, embora saibamos que quanto menos itens artificiais um alimento possui, mais saudável ele é. Normalmente, rações super premium não possuem uma grande quantidade de corantes. Um abraço!

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.