Tudo sobre o seu:

Maltês

Considerado uma das raças mais antigas do mundo, o cachorro maltês foi criado no ano 500a.c. na República de Malta. Apesar de não parecer, o que muita gente não imagina é que esses cães tão lindos e aristocratas eram utilizados como rateiros, ou seja, a função inicial do maltês era de caçar ratos e outros roedores. Seu tamanho, inclusive, sempre foi excelente para tal ofício - já que era com facilidade que eles adentravam as tocas e “esconderijos” desses animais.

Características do seu Maltês

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Maltês

Tamanho

A altura varia de
25 a 28 cm

Peso

O peso varia de
2 a 3 kg
Pelagem
A pelagem do maltês deve sempre ser branca, composta por fios longos, lisos e macios. Seu rabo segue o mesmo padrão do corpo e, quando ficam com a pelagem comprida, chegam a arrastar no chão. Muitos pais de malteses, porém, optam por deixá-los com tosas mais curtas. A tosa bebê/ tosa filhote é uma das mais pedidas, pois além de ser mais fácil de manter, confere ao pet uma aparência de filhotinho. Manchas em sua pelagem são comuns, especialmente na “barba”, próximo ao focinho e aos olhos. Converse com um médico veterinário para saber como evitar isso.
O maltês pode parecer um cachorro um tanto quanto frágil por conta de seu tamanho, mas engana-se quem pensa que ele é assim. A raça possui pouca predisposição a doenças, sendo problemas de luxação de patela (espécie de “encaixe errado” da articulação), problemas hepáticos, cardíacos e de pele os mais habituais.
O maltês costuma ser bem amistoso e alegre, mas dependendo da forma como é criado, pode se mostrar um pouco possessivo para com seus pais humanos na presença de desconhecidos. Alguns malteses tendem a ser mais geniosos também, sendo indicado realizar um trabalho de socialização com pessoas e outros animais ainda quando jovens. Cachorros malteses que não possuem muito contato com pessoas podem se mostrar um tanto quanto agressivos, seja por medo ou por excesso de confiança. Lembre-se de que são cães destemidos e tipicamente caçadores (apesar de hoje serem considerados de companhia).
Parente próximo do bichon frisé, o maltês se destaca por sua inteligência, mas isso precisa ser estimulado por toda a sua vida. Atividades mentais e algumas aulas de educação podem fazer toda diferença na vida do seu pet - e na sua também. O maltês costuma ser obediente, mas não é do tipo que atende às ordens de qualquer um. Normalmente, é preciso que ele tenha algum vínculo com a pessoa para que isso funcione.
A expectativa de vida de um cachorro maltês é de 15 anos.
O maltês precisa de um cuidado muito especial com seus pelos, que formam nós com facilidade. Escová-los diariamente é uma tarefa obrigatória para manter sua pelagem bonita e saudável, além de evitar o incômodo causado quando há um “emaranhado” em seu corpo. As manchas por conta das lágrimas e do contato com a água e a comida, por exemplo, podem ser um problema. Hoje em dia, existe no mercado produtos específicos para a limpeza dos olhos e focinho, além de shampoos e rações que prometem minimizar essa questão.
O cachorro da raça maltês costuma ser apontado como o mais antigo de todos os cães do tipo “toy”/ miniatura da Europa. O maltês já foi chamado “maltese terrier” por suas incríveis habilidades como caçador de roedores.
Videos
Conheça mais sobre seu Maltês