Tudo sobre a primeira visita do seu cachorro ao médico veterinário

Se você é pai ou mãe de pet de primeira viagem ou já faz um tempão que ficou sem um cachorro em casa, esse post foi feito para você saber o que não pode faltar na primeira visita ao médico veterinário. Assim como nós fizemos em relação aos gatos, reunimos abaixo as informações primordiais para você cuidar bem do seu cãozinho, desde a primeira consulta.  

Cachorro-med-veterinario-Petlove

Quando deve ocorrer o primeiro atendimento?      

O quanto antes você conseguir agendar uma consulta com o médico veterinário, melhor será para a saúde do seu cachorro – e para os demais pets da casa. Via de regra, não deixe o peludinho completar uma semana na nova casa sem que ainda não tenha visitado o doutor(a).

No caso dos filhotes, que ainda estão se desenvolvendo e têm o sistema imunológico ainda imaturo, o médico veterinário exerce um papel fundamental para protegê-lo de doenças, além de indicar o melhor caminho para que o cachorro possa continuar saudável. E caso o doutor note algum problema de saúde ou a necessidade de iniciar um tratamento preventivo, ele já pode colocar em prática as medidas sem perda de tempo.

Prepare-se para a consulta

Uma boa preparação ajuda muito para que o tempo ao lado do médico veterinário seja utilizado da melhor maneira possível e evita contratempos. Então, anote as principais informações sobre o seu novo parceiro para não deixar passar nada na hora “H”.

Saiba que boa parte da avaliação médica vem daquilo que você fala sobre o pet, então é importante que você conte para o doutor de onde o pet veio, como está o apetite dele, qual alimentação está sendo oferecida, se você notou algum comportamento estranho e se o bichinho apresentou algum problema de saúde como vômitos ou diarreia. 

Existem quatro perguntas que você não pode deixar de fazer ao médico veterinário, mas sabe aquelas dúvidas que surgem no dia a dia como: posso dar banana para o cachorro? E iogurte? Por que ele come tão rápido e como sei se ele ainda está com fome? também são questionamentos importantes, mas que somem da nossa cabeça quando passamos pela porta do consultório. Para evitar que isso aconteça, melhor deixar tudo anotado no celular ou num pedaço de papel

Cuide do transporte

Às vezes, a preocupação com a escolha do médico veterinário e o atendimento é tão grande que um fator muito importante acaba ficando de lado e só é lembrado quando chega a hora de abrir a porta de casa para levar o cachorro para a consulta.

A atenção ao transporte é fundamental para conduzir o pet protegido e contribui para a sua própria segurança. Por isso, um item que não pode faltar na sua casa é a caixa de transporte, que deve ter o tamanho suficiente para o peludinho ficar confortável – nada de apertos, ok?.

Caso o cachorro fique arredio ou agitado, coloque dentro do acessório um paninho que ele usa para dormir,  um brinquedo que ele gosta ou até um peça de roupa sua, assim o “cheirinho” de casa acompanha vocês e deixa o bichinho mais tranquilo. Levar um petisco também é uma boa, já que ajuda a distraí-lo e recompensa o bom comportamento.

Siga TODAS as orientações médicas

Não vale deixar toda empolgação da primeira consulta ir por água abaixo assim que a porta do consultório se fechar. Você ainda precisa cumprir a segunda etapa da “missão” antes de marcá-la como cumprida.

Providencie os medicamentos, a alimentação, antipulgas e tudo mais que o médico veterinário recomendou para o seu cachorro, não deixando de fora nenhum item. No caso das vacinas, atenção redobrada aos prazos informados na caderneta para não perder nenhuma data e manter o seu pet sempre protegido. Lembre-se que a vacinação pode seguir protocolos diferenciados, mas que algumas devem ser aplicadas já a partir do 45º dia de vida do cachorro.

Atendimento em domicílio

Quem prefere contar com mais comodidade e oferecer atendimento médico veterinário ao seu cãozinho no conforto de casa, pode solicitar o atendimento em domicílio da DogHero em parceria com a Petlove – disponível para os clientes da cidade de São Paulo.

Quem é Assinante Petlove, tem ainda uma super vantagem: 25% de cashback* para compras no site. No nosso Blog você pode conferir algumas histórias dos atendimentos já realizados.

*Vigente na data de publicação deste post. Consulte nossa página do serviço de atendimento em casa para mais informações.

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.