Gato preto

Os gatos são seres fascinantes e cada um tem seu jeitinho único e especial de ser. Porém, quando falamos de cor do pelo, nenhum outro felino doméstico já foi tão mal compreendido ao longo da história quanto o gato preto. O olhar hipnotizante e o brilho na pelagem é apenas uma das características que tornam esse gato único, não é por menos que eles já conquistaram o coração de muitas pessoas ao redor do mundo, mas infelizmente, ainda sofrem preconceito. 

Símbolo do Halloween e associado à bruxas e feitiços, há diversas superstições em torno do gato preto, principalmente de que dá má sorte. Essa reputação tem consequências reais e diversos abrigos de animais já relataram que os gatos com essa pelagem são os que possuem menos probabilidade de serem adotados. Quer saber mais sobre o gato preto? Confira a seguir.

Os gatos pretos são maioria em todo mundo

De acordo com o ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals), existem mais gatos pretos do que qualquer outra cor de pelagem. Isso acontece porque o gene que confere o preto à pelagem é dominante, ou seja, vai se sobressair na combinação genética.

Diversos abrigos não doam gatos pretos em certas datas

O Halloween é um momento de diversão para as crianças, mas considerado um perigo para os gatos pretos. Por mais que ao longo dos anos o preconceito e as superstições em cima desse pet têm diminuído, muitos abrigos preferem não doar seus lindos gatos pretos no mês de outubro, pois não podemos descartar que há pessoas mal-intencionadas por aí. Além do Halloween, muitas organizações recomendam manter seus gatos pretos seguros durante a sexta-feira 13 porque podem ser usados em alguns rituais ou serem maltratados por algumas pessoas acreditarem que dão azar.

Os gatos pretos dão boa sorte

Algumas culturas acreditam que, ao contrário de dar azar, os pretinhos na verdade dão boa sorte. Um exemplo são os marinheiros britânicos que levavam gatos dentro dos navios, pois além de caçar os ratos, eles acreditavam que os felinos pretos ajudavam a garantir uma viagem segura. 

Adotar um gato preto é a melhor escolha que você pode fazer

Os gatos pretos por séculos vem sofrendo crueldades, pois são associados a mitos e superstições. Nos abrigos, isso não é diferente. Em 2017, uma instituição de proteção felina americana revelou que os gatos pretos levam 13% mais tempo para serem adotados do que outros gatos. Os gatos pretos não são diferentes de nenhum outro pet felino, eles são carinhosos, brincalhões e também muito apegados aos seus pais humanos, além de ter um charme sem igual.

Ao adotar um gato preto, você tem a oportunidade de ajudar com o preconceito que eles sofrem mostrando para as pessoas que, na verdade, eles são apenas pets como qualquer outro e precisam de muito amor e carinho. 

Sobre o autor

Beatriz Mario

Beatriz Mario

Graduanda em Medicina Veterinária, sonho que tenho desde de criança, hoje sou conhecida como a louca dos gatos, mas nas horas vagas sou a louca dos bichos também, sem distinção. Tenho 10 lindos gatinhos resgatados e meu propósito é poder ajudar o máximo de pets possível (E seus pais e mães humanos escrevendo aqui no blog).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.