Tudo sobre o seu:

Maine Coon

Com um comprimento que pode chegar aos 100 centímetros, a raça Maine Coon é uma das maiores raças de gatos domésticos. Ele é considerado a raça americana de pelo longo mais antiga de todas. Sua origem é desconhecida, mas a suspeita é que ele seja um cruzamento de gatos europeus de pelo longo com gatos americanos de pelo curto. O gato gigante Maine Coon é conhecido no mundo como “gigante gentil”. Além disso, ele é muito lembrado por sua habilidade em caçar. No Brasil, só há registro desses gatos nas últimas duas décadas.

Características do seu Maine Coon

Energia
Apego ao dono
Tendência a miar
Amoroso
Inteligência
Brincalhão
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Maine Coon

Tamanho

A altura varia de
34 a 44 cm

Peso

O peso varia de
7 a 11 kg
Pelagem
A pelagem do Maine Coon é lisa e geralmente macia, podendo variar um pouco a textura de acordo com a cor. Uma das características extremamente marcantes dessa raça é a grande densidade de pelos. A cor mais comum é a com tons de marrom, mas também pode ser encontrado nas cores cinza, branco, tricolor e tartaruga. O Maine Coon branco é considerado um gato muito bonito e é muito visado pelos amantes de felinos.
De forma geral, os gatos Maine Coon são musculosos e saudáveis. Os problemas de saúde desta raça são em sua maioria resultados do seu tamanho. Afinal, os Maine Coons têm geralmente 100 centímetros de comprimento e 41 de altura, algo não tão comum para pets do mundo felino. O principal problema a acometer esses felinos é a displasia coxofemoral (de quadril), que pode provocar claudicação dolorosa e mais futuramente artrite. Esse é um problema médico comum em pets de grande porte, como cães de raças médias, grandes e gigantes. Além disso, a atrofia muscular espinhal, que é um problema genético, também é comum em gatos Maine Coon. A doença afeta os músculos esqueléticos comprometendo sua movimentação. Cardiomiopatia hipertrófica - que é uma doença cardíaca hereditária - e a doença renal policística, que é hereditária e pode resultar em insuficiência renal, também são problemas de saúde que podem atingir essa raça.
O temperamento dos gatos da raça Maine Coon é descrito como equilibrado e tranquilo. São gatos tidos como sociáveis, companheiros e gentis, que gostam de demonstrar afeto e são muito apegados aos seus humanos. Se relacionam bem com crianças, mas evitam contato com estranhos. São gatos bastante independentes e se adaptam a novos lugares com facilidade.
O gato Maine Coon é considerado um dos gatos mais inteligentes do mundo. E essa fama não é a toa. Eles, além de se adaptarem facilmente a novos ambientes, conseguem aprender novos truques com muita tranquilidade. Hábil, o gato da raça Maine Coon consegue pegar alimentos com as patas, como se fosse um guaxinim. Mesmo enfrentando algum esforço, eles também conseguem usar as patas para abrir portas. Sendo bastante independentes, eles não costumam gostar tanto de colo, mas apreciam ficar ao lado de sua família, se mostrando muito devotos à família. Apesar de sua independência, ele são gatos amorosos e gentis, gostam de ajudar os seus tutores em suas atividades e de aprender coisas novas, sendo considerado um gato bastante fácil de treinar. São obedientes e aprendem regras e restrições muito facilmente.
A expectativa de vida da raça de gato Maine Coon é de 9 a 15 anos. Se trata de uma raça que geralmente é saudável e atlética. Porém, muitos gatos Maine Coon têm problemas com a cardiomiopatia hipertrófica, que é a doença cardíaca com a maior incidência em felinos, e doenças renais.
Por ter uma pelagem densa e longa, é preciso prestar atenção no pelo do Maine Coon e escová-lo diariamente para impedir o acúmulo de nós.
O Maine Coon é um gato que não terá problemas para tomar banho: essa raça adora água. Inclusive, realizar brincadeiras com água são uma ótima forma de entretenimento para eles. Essa raça foi reconhecida oficialmente no estado americano de Maine, no norte do país. É daí que vem o seu nome.