Tudo sobre o seu:

Abissínio

Muito independente e brincalhão, o abissínio é também muito apegado aos seus pais humanos e gostam de companhia. Apesar de conseguir se entreter sozinho, se ficar muito tempo sem companhia pode ficar deprimido e apresentar alguns comportamentos atípicos. Tímido, de um miado baixo, isso não o impede de ser considerado um gato sociável e ativo. Curioso e investigador, é um felino extremamente inteligente, que gosta de espaços grandes para poder explorar. É uma raça que também costuma gostar da companhia de outros gatos para poder brincar e se distrair. É um dos pets do mundo felino com a maior necessidade de se exercitar e colocar a energia para fora.

Características do seu Abissínio

Energia
Apego ao dono
Tendência a miar
Amoroso
Inteligência
Brincalhão
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Abissínio

Tamanho

A altura varia de
20 a 40 cm

Peso

O peso varia de
4 a 7 kg
Pelagem
A pelagem dos abissínios é densa e sedosa e pode ser tanto média quanto curta, dependendo da genética do gato. Os pelos dos gatos abissínios são geralmente formados por cores que alternam entre os tons claro e o escuro. As cores mais comuns para essa raça são azul, castanho, lilás, vermelho e chocolate.
A raça de gatos abissínio tende a apresentar problemas dentários com mais frequência do que outras raças. É necessário manter a escovação regular dos dentinhos destes felinos com produtos específicos de uso veterinário, além de algumas vezes ser necessário realizar uma limpeza com um especialista em odontologia de pets. Amiloidose renal, que é causada pelo acúmulo da proteína amiloide nos rins, também é uma doença genética comum aos gatos da raça abissínio. Essa doença pode causar insuficiência renal e causar graves danos à saúde do seu peludo. Além disso, é preciso se manter atento para outras doenças e problemas de saúde que os gatos abissínios podem ter. Entre elas está a atrofia progressiva de retina, a hiperestesia - uma doença que faz com que o miau perca pelos com facilidade e aja de modo bastante frenético -, luxação patelar e deficiência da enzima piruvato quinase (conhecida normalmente por PK), que pode causar um quadro grave de anemia.
O gato abissínio é um gato muito tímido e de miado baixo, porém ao mesmo tempo bastante brincalhão e afetuoso. Muito apegado aos humanos, mas sem ser dependente, ele é sociável e passa horas procurando modos de se entreter. Ativo, ele se dá bem com outros gatos e é recomendado que ele tenha lugares para colocar sua energia para fora, como prateleiras em diferentes níveis, por exemplo.
Como dito anteriormente, o abissínio é um gato muito tímido, que raramente vai miar ou tentar chamar atenção, apesar de gostar de carinho, companhia e de ser muito apegado à sua família. Ele é um gato muito ativo, que gosta de brincadeiras. Curioso, gosta de explorar a casa e se exercitar. Por ser considerado um gato atlético, ele prefere espaços grandes onde pode gastar sua energia, mas isso não quer dizer que ele não consiga se virar se estiver em um lugar pequeno e fechado. O abissínio gosta muito de aprender truques com bolinhas e outros brinquedos, mas é muito bom também em procurar entretenimento sozinho, subindo em móveis e cortinas, se ele não conseguir fazer com que seus tutores ou outros gatos lhe dêem a devida atenção. A boa notícia é que são gatos elegantes e nada estabanados, que dificilmente causam estragos pela casa mesmo com tantas peripécias. Gostam especialmente de interagir com seus tutores - mas não o farão de forma chamativa, e sim de uma maneira sensível e tranquila, para combinar com seus jeito mais reservado de ser.
Comparado a outros gatos, a expectativa de vida do abissínio é relativamente curta. Em geral, eles vivem aproximadamente 12 anos.
No que diz respeito aos abissínios, os principais cuidados são com relação aos seus dentes. Além disso, é preciso prestar atenção na quantidade de energia que esses gatos têm para gastar. Se não for possível criá-los em quintais e jardins telados, crie alternativas para entretê-lo dentro de casa com brinquedos e brincadeiras de caça.
Por ser muito ativo, agitado e brincalhão, o abissínio, que adora aprender truques e fazer brincadeiras, ganhou uma espécie de apelido: em alguns lugares, ele é considerado o border collie do universo felino. Além disso, não se sabe exatamente a origem dos abissínios apesar de sabermos que se trata de uma das raças de gatos mais antigas do mundo. Seu nome vem da antiga região Abissínia, na Etiópia, de onde muitos acreditam que ele tenha vindo. No entanto, outros acreditam que a raça se originou no Egito Antigo. Um dos motivos é que a deusa egípcia Bastet, que tinha corpo humano e cabeça de gato, tinha sua parte felina muito parecida com o abissínio.