Tudo sobre o seu:

Affenpinscher

Criado no século XVII na Alemanha, o affenpinscher era utilizado para caçar roedores. Pequeno e com uma pelagem um tanto quanto diferente, ele chama a atenção e confunde aqueles que não conhecem sobre a raça. Ele se parece bastante com o Griffon de Bruxelas, cachorro raro no Brasil, mas que é facilmente lembrado pelo cão Verdell que participa ao lado de Jack Nicholson do filme “Melhor Impossível”.

Características do seu Affenpinscher

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!
Pelagem
Com pelo arame sem padrões específicos para tosa, o affenpinscher conta com uma pelagem grossa e bem áspera. Sua “barba” e “bigode” costumam ser compridos e devem ser bem secos diariamente para evitar problemas de pele, mau cheiro e fungos. Sua coloração normalmente é preta, podendo haver exemplares com tons mais acinzentados. Pets dourados e vermelhos também são oficialmente reconhecidos, apesar de mais incomuns.
A saúde do affenpinscher costuma ser boa, mas é preciso cuidado com seus olhos mais proeminentes (que estão mais sujeitos às úlceras de córnea e acidentes), além de evitar que faça atividades físicas em dias de calor ou tempo seco. Por ser braquicefálico (com focinho bem achatado), ele pode ter sérios problemas respiratórios e dificuldade para resfriar/ ventilar seu corpo.
O affenpinscher costuma se apegar bastante à família, mas tende a desafiar aqueles que não conhece, sejam humanos ou outros animais. Verdade é que muitos criadores da raça dizem que este cão não tem noção de seu tamanho, não temendo nem mesmo seres bem maiores do que ele. Eles podem latir bastante, por isso é importante ensinar ao pet até que ponto esse hábito é aceitável. Apesar disso, costuma se dar bem na vida em apartamento.
Por ser atualmente um cachorro de companhia, ele costuma seguir bem os comandos dados por seus humanos, mas pode ser um pouco teimoso em algumas situações. É preciso cuidado para que este cão não fique demasiadamente dominante, o que pode ser um problema mesmo ele sendo de pequeno porte. Valente, ele não gosta de treinamentos sem propósito e certamente demonstrará quando não se sentir bem com alguma situação.
A expectativa de vida de um cachorro da raça affenpinscher é de 14 anos, aproximadamente.
Eles são um pouco frágeis especialmente quando se deparam com mudanças bruscas de temperatura. Affenpinschers devem viver dentro de casa e seus pais humanos devem estar sempre atentos aos sinais que possam demonstrar problemas de saúde. Como é um cachorro bem pequeno, é preciso cautela com os tipos de brincadeira que fazemos com eles, pois eles não costumam ter limites.
Apesar de ser um cachorro de porte pequeno, o affenpinscher se destaca como um bom cão de guarda, estando sempre alerta e valente diante de ameaças. Em tradução livre, affenpinscher significa “terrier com cara de macaco”. Sua pelagem nunca é simétrica, sendo mais longa em determinadas partes do corpo e mais curta em outras. Muitos criadores acreditam que a raça é que deu origem ao Griffon de Bruxelas e não o contrário.