Tudo sobre o seu:

Airedale Terrier

Criado no século XIX no Reino Unido, o airedale terrier foi especialmente selecionado para ser um bom cão de caça de texugos e lontras. Considerado o maior de todos os terriers, ele tem uma aparência diferente, com uma cabeça longa e achatada, a um estilo que nos faz lembrar de um “martelo”.

Características do seu Airedale Terrier

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Airedale Terrier

Tamanho

A altura varia de
56 a 61 cm

Peso

O peso varia de
20 a 23 kg
Pelagem
O airedale terrier tem um pelo denso que é trocado duas vezes por ano. Nessas épocas, é indicado que o pet seja tosado com um profissional que saiba como lidar com sua pelagem. Seu pelo do tipo “arame” não é um acaso: ele é quase totalmente à prova d’água, o que facilitava o trabalho do cão em rios, lagos e locais com lama. Tipicamente, a raça tem um “manto” preto em suas costas, que pode se estender do pescoço até o rabo. O restante de seu corpo é num tom dourado escuro.
O airedale terrier, em geral, é um cachorro saudável, mas alguns exemplares podem ter displasia coxofemoral, condição normalmente genética que causa dor, desconforto e problemas de locomoção por um “encaixe errado” da articulação do quadril. A raça também pode ter dermatites (especialmente quando não é bem seco - seu pelo pode parecer não estar molhado enquanto a pele está úmida). A propensão à ocorrência de “torção gástrica” também é relativamente grande, jamais permita que seu pet faça atividades físicas depois de se alimentar ou beber muita água.
O airedale costuma ser um cachorro bastante dócil, apegado à sua família humana, mas um pouco temperamental com estranhos. Ele costuma defender seu território sem medo, mostrando-se determinado e destemido como a maioria dos terriers. Em alguns momentos, ele gosta de se mostrar mais independente, mas isso não quer dizer que se dê bem por longos períodos sozinho. Com outros animais, ele pode ser um pouco perseguidor quando não socializado corretamente desde filhote.
Os airedales são cachorros inteligentes e obedientes que gostam de interagir com seus pais humanos. Como a maioria dos terriers, recebem bem aos comandos e gostam de demonstrar que aprendem rápido.
A expectativa de vida de um cachorro da raça airedale terrier é de aproximadamente 14 anos.
Além de cuidados com sua pelagem e com os problemas de saúde anteriormente citados, o airedale não é um cachorro que dá muito trabalho. Sua pelagem não possui tendência a criar nós, mas ele deve ser tosado (com a tosa da raça) pelo menos duas vezes ao ano e escovado semanalmente para a retirada de pelos mortos. Assim como todos os cães de trabalho, ele possui muita energia e deve se exercitar diariamente para não se tornar destruidor. Lembre-se que além das atividades físicas todo pet precisa também de exercícios mentais.
O airedale é resultado do cruzamento de alguns terriers antigos, já extintos, com o otter hound (também conhecido como “cão de lontra” por sua função original).