Tudo sobre o seu:

American Wirehair

O American Wirehair é uma raça de gato relativamente nova, de pelo espesso, elástico e ondulado. De origem americana, esse gatinho é resultado de uma mutação genética que aconteceu lá em 1966 com filhotes de American Shorthair. Um criador chamado Joan O’Shea se interessou por essa aparência diferente e decidiu realizar um cruzamento com outro gato de pelo ondulado. Após algumas tentativas, o criador chamou um geneticista para examinar esses gatinhos ondulados e foi constatado que eles não tinham relação com Cornish e Devon Rex (que também tem esse aspecto da pelagem), ou seja, era o começo de uma nova raça. O American Wirehair foi reconhecido em 1978 pela Cat Fanciers Association, mas algumas associações o consideram apenas uma variação do American Shorthair.

Características do seu American Wirehair

Energia
Apego ao dono
Tendência a miar
Amoroso
Inteligência
Brincalhão
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do American Wirehair

Tamanho

A altura varia de
20 a 25 cm

Peso

O peso varia de
3 a 7 kg
Pelagem
A pelagem do American Wirehair é densa, de comprimento médio, crespa, elástica e ondulada. As extremidades costumam ter um maior volume e ficam “espetadas” para cima. Os primeiros exemplares desta raça eram inteiramente brancos, porém, hoje todas as cores são reconhecidas, exceto o padrão de cor do Siamês.
O American Wirehair é bastante saudável, mas como é uma mistura do American Shorthair, ele herdou alguns problemas genéticos, entre eles a cardiomiopatia dilatada e atrofia progressiva da retina. A cardiomiopatia dilatada causa um espessamento do músculo cardíaco, o que resulta no volume reduzido de bombeamento de sangue para o corpo. Já a atrofia progressiva da retina é uma patologia que afeta os olhos dos gatinhos e pode levar ao comprometimento da visão e à cegueira. Ambas as doenças foram descritas no American Wirehair e American Shorthair. Outro problema comum na raça são alergias de pele, devido ao seu aspecto seco e áspero. Essas alergias podem causar coceira intensa e muitas vezes estão relacionadas com a falta de oleosidade na pele, predispondo a infecções. Por isso, é muito importante levar o seu American Wirehair ao médico veterinário para descobrir doenças precocemente.
O American Wirehair é um gato carinhoso, leal e brincalhão. Bastante equilibrada, essa raça é moderada e não são pets pegajosos e nem hiperativos. Muito se assemelha com o American Shorthair, que gosta de estar perto da família, mas mantendo seu espírito independente. O Wirehair se dá bem com outros pets na casa e crianças. Alguns amantes da raça relatam que esses gatos percebem quando algo está errado e tentam de alguma forma dar consolo aos seus pais humanos. Alguns exemplares vão gostar mais de colo do que outros, mas uma coisa é certa: todos vão curtir passar um tempo de qualidade com suas pessoas preferidas.
O American Wirehair é considerado um caçador nato e muito inteligente. Sua paciência e temperamento dócil contribuem para suas habilidades de caça e ao aprender truques e comandos. Estão dispostos a aprender e gostam muito de receber um petisco e carinho em troca. Lugares altos e uma prateleira na janela para observar o movimento (principalmente dos pássaros) é ideal para o American Wirehair. Um pouco mais ativo que o American Shorthair, o Wirehair irá apreciar uma boa diversão e bagunça. Ofereça objetos interativos, bolinhas e varas com penas para aprimorar ainda mais a brincadeira.
A expectativa de vida do American Wirehair é alta, podendo atingir entre 14 e 18 anos de idade.
Apesar da pelagem do American Wirehair ser incomum, é fácil de manter. É recomendado escovar seus pelos raramente, pois a escovação em excesso pode danificar a pelagem ou machucá-lo. Esse gatinho não exige cuidados específicos, mas é necessário manter sua higiene sempre em dia, escovar seus dentes pelo menos uma vez por semana, limpar bem a caixinha de areia e levá-lo ao médico veterinário para consultas de rotina e vacinação.
Um fato interessante é que os bigodes do American Wirehair também são ondulados, assim como seu pelo.