Tudo sobre o seu:

Azawakh

Criado nos anos 1000 na República do Mali (África), o cachorro da raça azawakh era comumente utilizado para caçar gazelas, antílopes e até javalis. Bastante parecido com os galgos fisicamente, ele é um cachorro extremamente ágil e atlético. Em alguns países, ele é conhecido como tuareg sloughi (pois acompanhavam e eram considerados da família dos tuaregues, nômades do deserto).

Características do seu Azawakh

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Azawakh

Tamanho

A altura varia de
58 a 74 cm

Peso

O peso varia de
17 a 25 kg
Pelagem
Seu pelo é muito liso e extremamente rente ao corpo. Curto, ele é de fácil manutenção, mas uma escovação a cada três dias com luvas especialmente criadas para cães é essencial para manter seu brilho e eliminar os pelos mortos. Sua coloração mais habitual é a fulva (avermelhada), mas existem exemplares pretos, azuis, tigrados, cinzas e dourado claro. Em todas as variações, marcações em branco (especialmente nas patas e peito) são aceitas.
O azawakh tende a ser bastante saudável e resistente. Esse cachorro é capaz de fazer bastante atividade física sem se cansar, mas é preciso colocar limites para ele - que pode não querer parar nem mesmo quando chega próximo da exaustão. Eles podem desenvolver problemas em seus ouvidos, como otites, e também acumular bastante placa bacteriana nos dentes (tártaro). Higienização frequente e consultas ao médico veterinário pelo menos duas vezes ao ano podem prevenir ou tratar os problemas antes que estejam mais avançados. Alguns exemplares podem ter displasia coxofemoral, condição que gera dores intensas e dificuldade de locomoção devido a um “encaixe errado” na articulação do quadril. Assim como muitos cães de corrida, o azawakh pode apresentar a Doença de Wobbler, uma espécie de estreitamento do canal vertebral, algo que pode lhe conferir alterações neurológicas consequentes da compressão da medula espinal.
Em geral, o azawakh é um cachorro bastante carinhoso, mas que costuma eleger um ou dois membros da família como seus favoritos. Podem ser desconfiados com estranhos e se manterem longe, observando, até terem certeza de que não são uma ameaça para seu território. Ele costuma ser bastante brincalhão, gosta de correr atrás de objetos e interagir com as pessoas. Quando bem socializados, se dão bem com outros animais, idosos e crianças. Caso contrário, podem se mostrar um tanto quanto perseguidores.
Os azawakhs são inteligentes e obedientes, mas precisam de bastante atividade física e mental para que não se tornem destrutivos e teimosos. Pequenas caminhadas diárias não são suficientes para eles. Estimule seu pet a se exercitar com você e isso certamente fará com que o laço entre vocês seja ainda mais especial.
Um cachorro da raça azawakh pode viver até 15 anos com boa saúde.
Um azawakh não precisa de cuidados muito especiais, mas assim como todos os cães que conseguem correr bastante, eles podem ter uma tendência a sair em disparada, por isso é muito importante mantê-los sempre dentro de casa e nunca levá-los para a rua com uma guia frouxa ou com alguém incapaz de segurá-lo. Sua pele é muito fina e pouco protegida por pelos, portanto podem se cortar com facilidade em brincadeiras e objetos mais pontiagudos.
Um cachorro desta raça pode atingir uma velocidade de quase 70Km/h em questão de segundos. Diferentemente de outras raças de caça, ele não costuma matar e nem apreender a presa, mas a alcança e a cerca de forma que o caçador consiga chegar ao local antes que o animal fuja. A raça não tem tendência a ganhar peso, seus ossos do quadril e até as vértebras podem ser bem aparentes sem que ele esteja com problemas de saúde.