Tudo sobre o seu:

Barbet

Criado na França no século XVII, o barbet pode ser confundido com o poodle por aqueles que não conhecem muito bem essas raças. Assim como os poodles, aliás, ele também foi selecionado para recolher aves dentro d’água e, por isso, possui uma pelagem pouco “absorvente” capaz de deixá-lo seco rapidamente e sem influenciar demais em seu peso quando precisa nadar distância maiores.

Características do seu Barbet

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Barbet

Tamanho

A altura varia de
46 a 55 cm

Peso

O peso varia de
15 a 25 kg
Pelagem
Seus pelos são considerados à prova d’água, mas ainda assim precisam de cuidados, evitando que fiquem úmidos e/ ou que desenvolvam nós. Encaracolados (podendo ser apenas ondulados ou realmente crespos), densos e lanosos, eles ainda o protegem das águas muito frias de rios, facilitando seu trabalho e prezando sua saúde. O barbet precisa ser escovado diariamente e sua tosa deve ser realizada pelo menos a cada três meses. Não existe um corte específico para a raça, podendo haver variações de acordo com o local em que vivem e a função que exercem. Quando são cães de companhia, em geral são mantido com os pelos de tamanho uniforme. Embora o preto seja o mais comum, também são aceitas pelos criadores variações fulvas, douradas, cinzas e de cor creme.
Suas orelhas possuem certa tendência a desenvolver otites, portanto é preciso realizar inspeções com frequência e consultar um médico veterinário caso encontre alguma anormalidade na região como excesso de cera, coceira e/ ou odor forte. Por não haverem muitos canis especializados na raça, existe um controle rígido sobre as doenças genéticas da raça, o que faz com que sejam cães resistentes e com poucos problemas. Alguns exemplares, porém, podem ter displasia coxofemoral, espécie de má formação na articulação do quadril que causa dores intensas e problemas de locomoção. Eles também podem apresentar hérnias de umbigo e dentição torta.
Cheio de energia e muito alegre, o barbet lembra bastante o poodle gigante em termos de temperamento. Um pouco desconfiado com estranhos, ele pode demorar alguns minutos até se entregar para aqueles que ainda não conhece, mas quando isso acontece, provavelmente conquistarão um amigo para sempre. Muito apegados aos humanos de sua família, eles adoram fazer atividades variadas com aqueles que gostam, podendo fazer companhia tanto no sofá quanto numa longa caminhada. Apesar de serem excelentes cães de companhia, eles precisam de bastante atividade física e mental para que não se tornem agitados demais ou até mesmo um pouco destruidores.
O barbet é considerado um dos cães mais inteligentes do mundo, mas não figura oficialmente nas listas de inteligência canina simplesmente por não ser uma raça muito popular mundo afora. Bem obediente, ele aprende truques e palavras com bastante facilidade e gosta deste tipo de interação com seus humanos favoritos. A raça se destaca, inclusive, em provas de adestramento e agility.
A expectativa de vida de um cachorro da raça barbet é de 15 anos.
Além de cuidados com seus pelos e orelhas, o barbet não requer uma atenção muito especial, que difere dos outros cães. Escovações diárias e inspeções em suas orelhas são essenciais, assim como consultas pelo menos duas vezes ao ano com um médico veterinário, vacinas em dia e boa alimentação.
O barbet, embora não muito popular hoje em dia, teve um papel bem importante no desenvolvimento de outras raças de “cães d’água”. Acredita-se que ele seja precursor dos poodles, do irish water spaniel e também dos otterhounds. Em algumas partes do mundo, o barbet é conhecido como “griffon d’arret à poil laineux”. Além de buscar aves abatidas, ele também é comumente usado para recolher flechas.