Tudo sobre o seu:

Bearded Collie

Criado no século XVI na Grã-Bretanha para ser um cão pastor de ovelhas, o bearded collie muito se assemelha com o old english sheep dog, tendo como principais diferenças seu peso e tamanho (este é um pouco menor do que o sheep dog) e seus exemplares podem nascer com cores diferentes do comum preto e branco ou cinza e branco.

Características do seu Bearded Collie

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Bearded Collie

Tamanho

A altura varia de
51 a 56 cm

Peso

O peso varia de
18 a 27 kg
Pelagem
De pelagem extremamente comprida e lisa, o bearded collie possui uma enorme tendência a desenvolver nós, por isso deve ser penteado diariamente. A tosa é opcional, porém é mais indicado que ela seja realizada com tesoura ao invés da máquina. Diferentemente do old english sheep dog, ele pode não somente ser das cores preto e branco ou cinza e branco, mas também dourado, azul e outras variações. Seu pelo denso não é por acaso: ele tem por intenção proteger o pet de condições climáticas desfavoráveis, fazendo com que ele não tenha problemas de saúde nem mesmo quando passa a noite fora de casa cuidando do rebanho.
O bearded collie costuma ser um cachorro muito saudável e seus criadores prezam por isso, pois quaisquer problemas apresentados pelo pet poderiam comprometer seu desempenho como pastor. A raça, porém, precisa de cuidados com sua pelagem, pois por serem muito “cheios” podem esconder parasitas com certa facilidade. Uma inspeção pelo menos semanal é essencial. Suas orelhas caídas e bem peludas podem ser propensas à ocorrência de otites, por isso é importante também examiná-las com frequência e consultar um médico veterinário caso note acúmulo excessivo de cera, coloração escura e/ ou odor forte na região.
Muito amistoso e super ativo como a maioria dos cachorros pastores, o bearded collie se dá muito bem não somente com os membros de sua família, mas também com visitas e outros animais. Quando bem socializado, ele tende a ser gentil e até mesmo brincalhão com outros pets, inclusive de outras espécies. Paciente com o rebanho, ele em geral age da mesma maneira na maior parte das situações, o que faz dele também um excelente cão de companhia que apesar de sua natureza mais rural, pode se dar bem com a vida dentro de casa.
Obediente e inteligente, o bearded collie aprende rápido diferentes comandos e gosta de mostrar aos seus humanos que está entendendo o que estão lhe pedindo. Como a maioria dos cães de serviço, ele gosta de se sentir útil e de realizar este tipo de interação capaz de aproximar cão e homem. Na cidade grande, ele precisa de atividades mentais diariamente, bem como passeios para se sentir satisfeito e não ficar entediado. O bearded collie não costuma ser um pet destruidor, mas quando fica tempo demais sem se ocupar, pode apresentar problemas de comportamento como todo pet.
A expectativa de vida de um cachorro da raça bearded collie é de aproximadamente 14 anos.
Como é um cão saudável de modo geral, ele não requer cuidados muito específicos. Seus pelos, como dito anteriormente, devem ser escovados com frequência para evitar nós e verificar se não existem parasitas como pulgas e carrapatos em sua pele. As orelhas devem ser examinadas e sua rotina de atividades físicas e mentais respeitadas. No mais, o bearded collie precisa de carinho, atenção e cuidados gerais que todo animal de estimação precisa como consultas pelo menos duas vezes ao ano com um médico veterinário, boa alimentação, vacinas em dia e controle de parasitas externos e internos (vermes).
Apesar de parecer com o english old sheep dog, o bearded collie não é seu parente direto. Criadores da raça acreditam que a raça foi originada a partir do polish lowland sheepdog que acompanhava marujos em suas viagens. Seu tamanho real pode ser enganado por seu excesso de pelos. Normalmente, é um cachorro atlético e ágil, com bastante massa muscular, e não um “gordinho fofo” como pode parecer.