Banner Multiplus

Descrição do Bernese Mountain Dog


Especificações do Bernese Mountain Dog

Tamanho

58 a 70 cm

Peso

39 a 48 kg

Pelagem

A pelagem do Bernese é macia e espessa, muito densa e seus pelos costumam cair muito. Os cachorros dessa raça são tricolores: preto nas costas, marrom nas patas e podem ter a barriga branca, além de uma máscara branca bem característica. Por ser um cachorro típico de regiões frias, seu pelo pode cair bastante quando vive no Brasil, principalmente nas épocas de verão e primavera, quando deve ser escovado pelo menos a cada dois dias.

Rações para Bernese Mountain Dog


Saiba mais sobre raça

A saúde do Bernese Mountain Dog

Por ser um cachorro de porte grande/ gigante, o Bernese tem grandes chances de apresentar displasia coxofemoral (espécie de encaixe errado da articulação do quadril) ou displasia de cotovelo - condições que causam muita dor, problemas de locomoção e até mesmo dificuldade para se manter em pé sozinho. Se ele não for bem alimentado quando filhote, com ração adequada e os nutrientes certos, o risco de apresentar esse problema de saúde crescem consideravelmente, mas questões genéticas são as mais importantes nestes casos. Além disso, essa raça também tem chances de ter a doença de Von Willenbrande, que é um problema grave que pode causar distúrbios na coagulação do sangue. A atrofia progressiva de retina também é um problema relatado com frequência em cachorros dessa raça. O American Kennel Club alerta, ainda, para outras doenças que podem acometer os berneses, mesmo que com menor frequência. Entre elas estão: tumores, estenose sub-aórtica, distúrbios que envolvem a tireóide, doenças de pele e doenças autoimunes. Por causa desse grande número de problemas, é preciso prestar muita atenção à saúde do Bernese e levá-lo regularmente ao médico veterinário. Conversar com o criador do seu filhote para identificar problemas hereditários pode ser uma boa solução para prevenir alguns deles.

Temperamento do Bernese Mountain Dog

O Bernese é um cão familiar, muito tranquilo e amável. Eles têm um temperamento equilibrado e são bastante solícitos e calmos. Carinhosos, os Berneses se dão bem com outros cachorros, diferentes tipos de animais e até com crianças. Ele também é um cachorro bastante silencioso, que não costuma latir, a não ser que algo fora do comum aconteça. Eles também são muito apegados aos seus pais humanos e àqueles com quem costuma conviver. Com visitas, costuma ser afável e bem receptivo.

Inteligência e Obediência do Bernese Mountain Dog

Devido às suas origens e a forma com que os Berneses eram criados anteriormente, os cachorros dessa raça mantiveram muitas características originais. Uma das principais características que se mantiveram com o tempo é a obediência. Os cachorros da raça Bernese são considerados muito obedientes e disciplinados, por isso, são exemplos de controle entre os cachorros. Inclusive muitos deles participam de concursos de obediência animal. O fato de serem cachorros extremamente disciplinados é uma boa prova de sua inteligência. Por serem cães tranquilos, não são mestres nos comandos do tipo “pegue a bolinha”, mas eles podem aprender diversas outras coisas. Ensinar truques para cachorros dessa raça é uma tarefa fácil. Eles são facilmente adestrados e gostam de interagir com pessoas. Além disso, eles se adaptam com facilidade a novos lugares e novas famílias, já percebendo com facilidade seu lugar, onde pode ou não pode ficar, o que não pode fazer e outras coisas necessárias - algo que ajuda na chegada do filhote à casa.

Expectativa de vida do Bernese Mountain Dog

Por ser um cachorro de porte gigante, a expectativa de vida dos cachorros dessa raça é de seis a oito anos. Esse número, no entanto, varia de acordo com o tipo de vida que ele leva e quais as doenças que ele desenvolve. Lembre-se que alimentá-lo corretamente quando ainda filhote aumenta sua expectativa de vida e diminui as chances de doenças.

Cuidados específicos do Bernese Mountain Dog

Por causa de sua pelagem densa, o bernese montain dog pode ter diversos problemas de pele, principalmente com relação a fungos. Quando mau secado, sua pele tende a atrair parasitas de diferentes naturezas, causando problemas às vezes difíceis de serem detectados em casa por conta de sua abundância de pelos. É por isso que é preciso escovar esses cachorros com bastante regularidade e se certificar de que eles se secaram bem depois do banho. Além disso, eles gostam de espaços abertos para poder fazer exercícios. Apesar de ser um cachorro tranquilo, ele é grande e precisa se exercitar e fortalecer os músculos.

Curiosidades do Bernese Mountain Dog

Existe uma teoria que diz que os cachorros da raça Bernese eram utilizados pelo exército romano como cães de guarda. Pinturas em vasos mostram cachorros muito parecidos com essa raça. Além disso, por volta de 1800, os cães dessa raça quase foram extintos devido a industrialização, mas por sorte salvos e podem ser vistos em várias partes do mundo ainda nos dias de hoje. Antigamente, no Brasil, eram chamados bouvier bernesiano, nome que quase não é mais citado na literatura por aqui. Além de ser um cachorro de pastoreio, muitos exemplares já foram usados como cães de tração, puxando carroças e pequenos carrinhos repletos de produtos hortigranjeiros.

Higiene e Limpeza para Bernese Mountain Dog


Outros produtos para Bernese Mountain Dog


Sentiu falta de alguma informação ou tem alguma sugestão para melhorar nossa página? Envie para a gente no email: [email protected]

Caracteristicas do Bernese Mountain Dog

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais

Fotos de Bernese Mountain Dog