Tudo sobre o seu:

Bichon Havanês

Criado em Cuba no século XVII, o bichon havanês pode ser confundido com o maltês por aqueles que não conhecem muito bem sobre essas raças. Peludo e na maioria das vezes branco, a maior diferença entre eles está no fato de o havanês poder ter cores distintas enquanto os malteses só são aceitos em coloração do tipo "neve".

Características do seu Bichon Havanês

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Bichon Havanês

Tamanho

A altura varia de
20 a 28 cm

Peso

O peso varia de
3 a 6 kg
Pelagem
De pelo longo, liso e denso, o bichon havanês possui uma cauda enrolada para frente em forma de anel que cai sobre seu dorso. Com um topete característico, a raça comumente tem sua “franja” recobrindo quase totalmente o seu rosto. Seus pelos devem ser escovados diariamente para evitar a formação de nós. A tosa na tesoura é recomendada para aparar as pontas e também para diminuir o comprimento dos fios que podem arrastar no chão. Diferentemente de outros cães parecidos com ele, este bichon possui uma pelagem dividida em duas camadas - o que lhe confere uma aparência mais “cheia”. As cores oficiais da raça são creme, dourado, prata, azul e preto.
Apesar de ser um cachorro saudável, o bichon havanês pode ter problemas de ouvido e nos olhos. Otites são frequentes em exemplares da raça e, por isso, é fundamental inspecionar a região pelo menos uma vez por semana. Se notar acúmulo de cera, mau cheiro e/ ou secreções escuras, procure a ajuda de um médico veterinário. Seus olhos também são sensíveis e devem estar sempre livre de "lágrimas". É preciso também tomar cuidado para que seu excesso de pelos na região do rosto não interfira em sua visão e nem machuque seu olho.
Assim como grande parte dos cães de companhia, o havanês é muito receptivo e amistoso, comumente se dando bem não somente com os membros de sua família, mas também com visitas e animais de outras espécies. Este é um pet bem sensível, que não gosta de ficar sozinho por muito tempo. Quando leva broncas, ele também pode se mostrar mais magoado do que o normal.
O bichon havanês é inteligente e obediente, não sendo difícil de ser educado. Assim como todos os pets da “categoria” bichon, ele gosta de realizar truques e entreter a família, aprendendo com rapidez e muita astúcia.
A expectativa de vida de um cachorro da raça bichon havanês é de aproximadamente 13 anos.
Além de seus pelos e olhos, o bichon havanês não requer muitos cuidados especiais. É importante que seus pais humanos tenham consciência de que ele não gosta de se sentir só, portanto, precisam ter bastante tempo disponível para se dedicarem a ele. Passeios e brincadeiras diárias são fundamentais.
Em alguns lugares, ele é conhecido como “bichon havanais” ou “havanese”. Apesar de seu pequeno porte, este cachorro é forte e musculoso, o que pode não ser tão bem percebido por conta de seus pelos abundantes. Alguns criadores defendem que a raça se desenvolveu em Cuba depois que exemplares ancestrais foram levados à região por marujos das Canárias.