Tudo sobre o seu:

Billy

Criada no século XIX, a raça billy era usada como cão de caça de veados e até javalis por seu excelente faro. Fruto do cruzamento de alguns tipos de galgos de duas cores, do montemboeuf, do larye e de foxhounds, ele se assemelha um pouco com os cães do tipo perdigueiro, mas não se enquadra oficialmente nesta categoria.

Características do seu Billy

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Billy

Tamanho

A altura varia de
61 a 66 cm

Peso

O peso varia de
25 a 30 kg
Pelagem
De pelo curto e liso rente ao seu corpo, o billy deve ter sempre uma pelagem manchada em laranja ou no tom “limão” sobre um fundo branco. É desejável que não tenha manchas em preto e nem fulvas (avermelhadas). Normalmente suas orelhas tendem a ser um pouco mais escuras do que o restante do corpo. Este pet deve ser escovado pelo menos a cada 10 dias com uma luva específica para cães para a retirada de pelos soltos/ mortos.
A raça é rara em todo o mundo e, por isso, seus criadores prezam muito pela sua saúde, controlando de forma rigorosa a maioria dos possíveis problemas genéticos que poderiam ter. Ainda assim, alguns exemplares podem ter problemas articulares como a displasia coxofemoral, condição que causa dores intensas e dificuldades de locomoção. Por serem bem “clarinhos” também é recomendado cuidado quando tomam muito sol, sendo indicado o uso de protetor solar diariamente.
Super ativo e animado, o billy costuma se mostrar sempre disposto para realizar as mais variadas atividades. Trata-se de um cachorro dócil que quando socializado desde jovem se dá bem com outros cães e pets de diferentes espécies. Recomenda-se que não seja incentivado a ser “perseguidor”, pois seu instinto caçador pode fazer com que queira correr atrás especialmente de outros animais menores.
O billy é um cachorro muito inteligente e obediente que gosta de interagir com sua família humana. É uma raça que aprende com facilidade e que mostra bastante interesse em executar tarefas novas. Para se sentir satisfeito, inclusive, é importante que faça atividades mentais, além das físicas, diariamente. Recompensas e brincadeiras são sempre bem-vindas para este cão cheio de entusiasmo em tudo o que faz.
A expectativa de vida de um cachorro da raça billy é de 13 a 14 anos, em média.
Os billys não precisam de cuidados muito especiais, porém por terem orelhas caídas e compridas, é indicado inspecionar o pavilhão auditivo pelo menos uma vez por semana e procurar a ajuda de um médico veterinário se notar anormalidades como acúmulo de cera, secreção escura e/ ou mau cheiro.
A raça, em alguns locais, é conhecida como cão de Montaimboeuf céris. Seu latido chama a atenção por onde passa, pois tem um tom melódico diferente do habitual de outras raças. Estes cães gostam de trabalhar em bando, algo que faziam especialmente durante as caças a javalis no interior da França. O billy quase foi extinto durante a Segunda Guerra Mundial. Apenas um casal sobreviveu ao conflito. Esses cães são hoje considerados os responsáveis pela salvação da raça.