Tudo sobre o seu:

Boiadeiro de Appenzel

Está aí uma raça que provavelmente você está conhecendo agora ou só ouviu falar recentemente. Ainda pouco conhecido no Brasil, o Boiadeiro de Appenzell, adivinhe só, foi criado para ser um cão de fazenda, ajudar a pastorear o gado e até puxar carrinhos na sua terra natal, a Suíça. Conhecido também como Appenzeller Mountain Dog, é a mais rara das quatro antigas raças suíças de cães de montanha.

Características do seu Boiadeiro de Appenzel

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Boiadeiro de Appenzel

Tamanho

A altura varia de
50 a 56 cm

Peso

O peso varia de
22 a 32 kg
Pelagem
Seus pelos são curtos, densos e brilhantes e geralmente nas cores preto, marrom ou cinza, com marcas simétricas brancas e marrom avermelhado. É uma raça que não exige muitos cuidados com a pelagem. Banhos esporádicos e uma boa escovação semanal são suficientes para manter o casaco do bichinho sempre reluzente.
É um cachorro que costuma ter saúde de ferro, pois voluntariamente costuma manter-se exercitado física e mentalmente, sem contar que sua condição genética é privilegiada. Apesar de não haver relatos sobre as principais doenças que o acomete, é bom manter-se atento às doenças mais comuns em seus congêneres como a torção gástrica e a displasia de cotovelo e de anca.
Pode ser considerado um cão equilibrado, ou seja, um cachorro tranquilo, mas com um instinto protetor aflorado, por isso a socialização precoce é importante para que as visitas sejam melhores recebidas no futuro. Bastante curioso e vivaz, está sempre procurando o que fazer, de preferência na companhia de alguém da família. Costuma se dar bem com outros pets e também com as crianças.
Bastante ligado à família, o Boiadeiro de Appenzell costuma eleger apenas uma pessoa para a qual entregará o seu amor incondicionalmente. Inteligente, é capaz de aprender com facilidade os truques que você ensinar, mas não esqueça de oferecer retornos positivos para mantê-lo interessado, ok? Atividades que necessitam de vigor físico ou descobertas, como um petisco escondido, são super recomendadas.
O ativo cachorro vive, em média, entre 10 e 12 anos.
Cuidados especiais Definitivamente essa raça não é indicada para quem mora em apartamento ou casas com pouco espaço. Para dar conta de suprir o gasto de energia que o pet precisa, um espaço verde amplo para o bichinho correr à vontade se faz necessário. Outro ponto de atenção é manter o cachorro protegido contra parasitas, já que sua pelagem costuma ser bastante atraente para pulgas e carrapatos fazerem morada.
O Boiadeiro de Appenzell é considerado uma raça rara, podendo ser encontrado na Suíça e em alguns países vizinhos, porém sua população ainda é pequena. Por conta de sua pelagem espessa, que serve como proteção contra o frio intenso, ele pode se sentir mal em ambientes muito quentes.