Tudo sobre o seu:

Boiadeiro de Flandres

O boiadeiro de flandres, também conhecido mundialmente como bouvier des flandes ou belgian cattle dog, foi criado na Bélgica no século XVII para pastorear gado, ou seja, para ser um cão “boiadeiro”. Grande, ele pode pesar mais de 40Kg e por este motivo acaba sendo um pouco menos ativo do que a maioria dos outros cachorros de pastoreio. Durante a Primeira Guerra Mundial, este pet foi muito usado como cão de exército, auxiliando a comunicação entre as tropas e localizando homens feridos.

Características do seu Boiadeiro de Flandres

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Boiadeiro de Flandres

Tamanho

A altura varia de
58 a 69 cm

Peso

O peso varia de
27 a 40 kg
Pelagem
A pelagem do boiadeiro de flandres é muito diferente, composta por pelos secos, ásperos, que não são lisos e nem encaracolados, mas cheios em todo o seu corpo. Em seu rosto, existe uma barba que lembra a de um schnauzer gigante. Os exemplares da raça costumam ser da cor preta, mas algumas manchas brancas são aceitas, especialmente se aparecerem em seu peito ou patas. Existem, ainda, cães tricolores, preto e branco ou cinzas. Ele precisa ser escovado pelo menos a cada dois dias para que não desenvolva nós. Banhos são indicados pelo menos uma vez ao mês, enquanto sua tosa deve ser realizada a cada trimestre, em média.
Assim como a maioria dos cães de porte grande, o bouvier de flandres pode apresentar displasia coxofemoral, um problema na articulação do quadril que causa dores intensas e problemas de locomoção. A raça também possui uma certa sensibilidade estomacal, sendo indicado que o pet não coma nada além do que for indicado pelo seu médico veterinário de confiança.
É um cachorro sensível e leal, mas ao mesmo tempo super alerta. Com estranhos, tende a ser desconfiado no início, mas ao perceber que não são uma ameaça, passa a ser receptivo e até mesmo brincalhão. Como cão de guarda, ele está sempre atento ao que acontece ao seu redor. Quando devidamente socializado, se dá muito bem com pessoas de diferentes idades, assim como com animais de outras espécies. Não à toa, ele também é comumente visto como cão de companhia, mesmo com seu tamanho pouco convencional para tal.
O boiadeiro de flandres costuma ser bastante obediente e inteligente também. É um pet que aprende com facilidade e gosta de ter esse tipo de interação com seus humanos, mostrando que está entendendo o que lhe foi pedido. Recompensas são sempre bem-vindas para esse grandão que adora agradar aqueles com quem possui um vínculo especial. Em alguns casos, ele pode ser um pouco teimoso, sendo a paciência uma peça fundamental para os momentos de adestramento/ treinamento da raça.
A expectativa de vida de um bouvier de flandres é de aproximadamente 14 anos.
O boiadeiro de flandres não requer cuidados muito especiais, mas precisa de atividades físicas e mentais todos os dias. Não é um cachorro extremamente enérgico e incansável, mas necessita brincar e passear com frequência para gastar sua energia e se sentir bem como espécie, não apresentando problemas de comportamento por conta do tempo ocioso.
Em alguns países, realizam a amputação de sua cauda, mas essa prática por estética é proibida no Brasil. A raça costuma se dar bem com crianças, normalmente as tratando com delicadeza e empatia. Até 1965, existiam três variações da raça. Para evitar que características muito diferentes fossem difundidas, seus padrões forem definidos desde então.