Banner Multiplus
Boxer

Tudo sobre Boxer

Descrição do Boxer


Especificações do Boxer

Tamanho

53 a 63 cm

Peso

25 a 32 kg

Pelagem

Os Boxers possuem pelos curtos, duros e muito brilhantes quando bem cuidados. O espaço entre um pelo e outro é quase nulo, mas os pelos continuam bem baixinhos em relação à pele. As cores mais encontradas são fulva ou fulvo-malhado e geralmente eles possuem listrinhas bem discretas ao longo do corpo, principalmente no dorso. Diversas cores são aceitas pelo padrão da raça, sendo que várias delas contam com uma "luva" branca em todas as patas.

Rações para Boxer


Saiba mais sobre raça

A saúde do Boxer

O Boxer não é um cão para viver ao ar livre, seu focinho curto e pelagem baixa apesar de abundante, não são boas características para um cão em ambiente externo. Apesar disso, como são extremamente brincalhões, gostam de ter um espaço bem grande para correr e pular. Na maioria das vezes são cachorros muito limpos e que não gostam de sujeira, eles podem até mesmo fazer uma auto-limpeza, como a dos gatos, por isso os banhos podem ser mais espaçados. Os pelos do Boxer são curtinhos , então uma escovação por semana já ajuda a eliminar os pelos mortos (isso pode ser feito com luvas, por exemplo, e não necessariamente com escovas). As unhas dos cães dessa raça têm tendência a crescer mais rapidamente e se não cortar com a frequência necessária, pode até mesmo machucar as almofadinhas das patas, além disso, como eles gostam de pular enquanto brincam ou para cumprimentar alguém que chega, é bom manter as unhas aparadas para evitar possíveis arranhões. A escovação dos dentes também é muito importante para evitar o acúmulo de placa bacteriana (tártaro), algo comum às raças braquicefálicas. Por genética, é comum que os boxers sofram com tumores em diferentes partes do corpo. Esteja sempre atendo a mudanças de comportamento, aparecimento de nódulos, falta de apetite etc. Busque auxílio de um médico veterinário sempre que notar algo de diferente no seu peludo.

Temperamento do Boxer

Como já dissemos várias vezes, a maior característica de um Boxer é ser brincalhão! Ele adora brincar com sua família e por vezes, até esquece do seu tamanho na hora de correr e pular. É um cão que não late muito normalmente, mas no momentos de euforia, ele gosta de demonstrar sua felicidade através de bons e altos latidos! O Boxer não é um pet para se viver sozinho, ele pode se sentir triste e entediado, então por isso é bom para famílias que estejam sempre presentes na vida do cãozinho para que ele não se torne destrutivo (comendo coisas erradas, por exemplo). Eles se adaptam muito bem à rotina da família, são muito amigáveis com crianças e por vezes, podem ser mais amigáveis com outros gatos do que com outros cães. É necessário socializar o Boxer desde as primeiras semanas de vida, por ser muito protetor e territorialista, ele pode se tornar um tanto quanto anti-social quando se tratar de querer proteger aos seus humanos, então por isso, apresentar várias pessoas e outros animais é imprescindível para que ele cresça tranquilo.

Inteligência e Obediência do Boxer

Os Boxers são muito inteligentes. O treinamento é essencial para o bom desenvolvimento e socialização dessa raça. Por serem muito grandes e brincalhões, muitas vezes eles podem machucar sem ter a intenção de fazer isso. Para ensinar um Boxer os seus limites é preciso educá-lo com paciência, coerência e amor. E lembre-se: os métodos de recompensa sempre vão funcionar melhor no adestramento de qualquer cãozinho. Com um bom petisco ou um carinho, eles aprendem mais do que com gritos ou punições - que podem causar até traumas no animal. Como eles são cães cheios de energia, antes de ensinar truques, por exemplo, recomenda-se passear alguns minutos com o seu cão para que ele não esteja agitado demais para aprender. Eles podem ser um pouco teimosos em dados momentos, mas com muita paciência e persistência, ele vai se concentrar e aprender os comandos, até porque, gosta de impressionar sua família aprendendo coisas novas e fazendo o que lhe é pedido.

Expectativa de vida do Boxer

A expectativa de vida de um Boxer é de oito a dez anos quando bem cuidados.

Cuidados específicos do Boxer

Por ter um pelo bem curtinho, os Boxers podem ficar incomodados quando os pelos se soltam da pele e continuam no corpo espetando-o, por isso, uma escovação semanal é o ideal para o seu cãozinho. Na Primavera, quando acontece a troca dos pelos, a escovação deve ser feita por, pelo menos, duas vezes na semana. Os Boxers podem ter alergias de pele severas, então é sempre bom observar orelhas, patas, ouvidos, focinhos e olhos do seu filho de quatro patas. Se apresentarem vermelhidão ou mal cheiro, deve consultar um médico veterinário o mais rápido possível para que seja indicado um tratamento adequado. A dieta do Boxer deve ser recomendada por um médico veterinário de confiança, eles são cães grandes, que comem muito e que podem ficar obesos se a dieta não for balanceada.

Curiosidades do Boxer

Por causa do focinho achatado, podem roncar bastante e não devem fazer atividades físicas em dias de calor ou tempo seco. O tipo de focinho, chamado de “braquiacefálico”, também faz com que os Boxers sejam sensíveis às mudanças de temperatura e às anestesias. Boxers brancos podem nascer surdos.

Higiene e Limpeza para Boxer


Outros produtos para Boxer


Sentiu falta de alguma informação ou tem alguma sugestão para melhorar nossa página? Envie para a gente no email: [email protected]

Caracteristicas do Boxer

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais

Fotos de Boxer