Tudo sobre o seu:

Cão D’água Espanhol

Criado na Espanha e antepassado do Barbet, que também originou outras raças como o Poodle e as diferentes linhagens de Cão D’água (Português, Espanhol, Francês, entre outros), o Cão D’água Espanhol foi desenvolvido em 1100 a.C. Durante o século XVIII, a raça foi usada para fins de trabalho como pastoreio e caça. Por causa de sua capacidade de nadar, pescadores do norte da Espanha o usava como ajudante. A maioria de seus exemplares moravam em Andaluzia, na Costa Sul de seu país, e eram conhecidos como “Cão Turco”.

Características do seu Cão D’água Espanhol

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Cão D’água Espanhol

Tamanho

A altura varia de
43 a 57 cm

Peso

O peso varia de
16 a 27 kg
Pelagem
A pelagem do Cão D’água Espanhol necessita de esforço por parte dos pais, uma vez que emaranhados e o acúmulo de sujeiras são comuns. Especialistas indicam que os pelos devem ter entre 3 e 12 centímetros de comprimento. A escovação deve ser feita diariamente, para sempre mantê-lo bem esteticamente. Para um corte adequado, procure um pet shop especialista em raças que possuem pelos parecidos a cada dois meses. Da mesma forma, pode ser banhado em casa usando shampoos e condicionadores específicos que nutrem e facilitam a escovação.
A raça é, de acordo com especialistas, uma das mais saudáveis que existem e não possuem propensão em relação a problemas hereditários. Apesar disto, assim como acontece com todos os cães, algumas doenças são comumente registradas, como catarata, displasia folicular e distiquíase. Para antever qualquer tipo de complicação, é recomendado realizar alguns exames regularmente.
Devido à sua natureza trabalhadora, o Cão D’água Espanhol possui um comportamento obediente, com muita disposição para aprender coisas novas. Graças a sua inteligência, os pais devem estimulá-lo frequentemente com o adestramento e outras atividades apropriadas, físicas ou mentais. É um cão extremamente familiar, corajoso e muito equilibrado. No geral, o “peludão” tende a mostrar alguns instintos de caça e pastoreio, sendo um reflexo de suas atividades que eram desenvolvidas há centenas de anos.
O Cão D’água Espanhol é bastante inteligente, costuma assimilar facilmente os ensinamentos e os comandos básicos de obediência. Ensinar alguns truques fará com que melhore o relacionamento com a família, além de incentivar uma boa comunicação e trazer muitos benefícios ao cão, já que é uma raça que necessita de estímulos mentais regulares.
Sua expectativa de vida varia entre 12 e 14 anos.
Por sua origem, o Cão D’água Espanhol precisa de exercícios físicos frequentemente. A raça costuma ser super ativa e necessitam de, no mínimo, dois a três passeios diários, combinados com brincadeiras e atividades de estimulação mental. Uma dica que combina os dois pontos é o Agility, um esporte bastante completo e indicado para esta raça.
Com a criação de outras raças em seu país de origem, o Cão D’água Espanhol deixou de ser auxiliar no trabalho de caça e pastoreio, o que contribuiu para a diminuição de sua linhagem. A raça foi substituída principalmente por Pastores Alemães e por Pastores Belgas. Atualmente, o Cão D’água Espanhol ainda é famoso na Espanha. Mesmo perdendo suas funções principais, ganharam popularidade nos últimos anos sendo um cães esportistas.