Tudo sobre o seu:

Cão da Serra da Estrela

Utilizado como cão de guarda de rebanho na Serra da Estrela, onde hoje é Portugal - daí a origem do nome -, é um cachorro de grande porte muito leal, protetor, inteligente e corajoso. Conhecido por alguns como Pastor Português, não é indicado para os pais de primeira viagem, pois precisa de mentores confiantes para treinar e socializá-lo. O Cão da Serra da Estrela adora tomar conta da família e fazer feliz quem ele ama.

Características do seu Cão da Serra da Estrela

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!
Pelagem
A pelagem conta com dois tipos de pelos: um longo e outro curto. Entre as principais cores estão o castanho, amarelo e cinza (com ou sem manchas brancas, sombreado ou tigrado), que podem se misturar. Os pelos da face tendem a ser de tonalidade diferente do restante do corpo. A manutenção é simples e uma boa escovada uma vez por semana já garante a limpeza.
Os cães dessa raça ganham peso com facilidade e o excesso na balança pode acarretar em diversos problemas de saúde. Além disso, é bom ficar atento a qualquer sintoma ou comportamento anormal, pois é comum eles sofrerem de cardiomiopatia dilatada, displasia do cotovelo e quadril.
O Cão da Serra da Estrela é do tipo que gosta de exclusividade e não vai aceitar muito bem a ideia de ter que dividir seu espaço com outro pet, mas tudo vai depender, é claro, da socialização precoce (e um pouco de boa vontade do próprio pet). Dono de um temperamento calmo, se mostra bastante amoroso com a família. Não são exemplo de agilidade, mas esbanjam coragem quando precisam se defender, inclusive de ameaças que são maiores do que ele.
Muito inteligentes os cães dessa raça aprendem fácil, desde que sintam confiança naquilo que os pais estão fazendo. Por ser um verdadeiro cão de guarda estará sempre alerta e avisará aos menores sinais de problema. Tem um nível médio de energia, portanto é bom dosar as brincadeiras e treinamentos, programando pausas periódicas para descanso.
Os cães dessa raça vivem, em média, entre 11 e 15 anos.
Conforme já foi dito, o sobrepeso merece atenção constante. Uma boa dieta, servida em horários adequados, aliada a exercícios físicos diários - por exemplo, uma caminhada de meia hora -, evita surpresas desagradáveis com quilinhos a mais no bichano. É bom verificar os ouvidos todos os dias para detectar a presença de pragas ou detritos; zelar pela saúde bucal; e manter as unhas devidamente aparadas.
Aproximadamente um século, esse foi o tempo necessário para criar um dos melhores cães pastores - o Cão da Serra da Estrela. Em Portugal, os pastores contavam com a capacidade do canino para identificar e assustar lobos e outros grandes predadores.