Tudo sobre o seu:

Cão Lobo Tchecoslovaco

Como o próprio nome já entrega, o Cão Lobo Tchecoslovaco foi desenvolvido na antiga Tchecoslováquia, por volta de 1950. A raça é oriunda de uma experiência biológica onde se cruzou um cachorro Pastor Alemão com um lobo da Carpátia. A ideia era criar uma raça com todas as características de um lobo com as qualidades de um cachorro - e deu certo.

Características do seu Cão Lobo Tchecoslovaco

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!
Pelagem
A pelagem do Cão Lobo Tchecoslovaco é reta, grossa e semi-longa, podendo ser nas cores cinza-amarelado ou cinza-prateado, com uma máscara clara e pelos mais claros na região do pescoço. Uma escovação semanal ou quinzenal, dependendo da necessidade, é indicada. Mas a raça tende a soltar mais pelos em duas épocas do ano, logo, é preciso de uma atenção maior quando estiver em tempo de “muda”.
O Cão Lobo Tchecoslovaco é uma raça extremamente saudável, mas alguns exemplares podem apresentar displasia coxofemoral. Entretanto, isso não tira a necessidade de levar o cachorro para check ups regularmente com um médico veterinário de confiança.
Resistente, ativo e muito fiel, os Lobos Tchecoslovacos são cachorros ativos, corajosos e desconfiados com pessoas estranhas, podendo ser empregados como cães de companhia e guarda ao mesmo tempo. Eles puxaram o gosto por brincadeiras e a sociabilidade do Pastor Alemão e a agressividade dos lobos com animais desconhecidos. Mas isso pode ser contornado socializando o cão ainda quando filhote.
O Cão Lobo Tchecoslovaco é extremamente inteligente e de fácil educação. Porém, ele não é indicado para pais de primeira viagem, ou seja, que não têm experiências na educação de cachorros, pois é necessário treinamentos firmes e consistentes para que ele entenda os comandos da forma correta. Mas, lembre-se: assim como em todos os cães, punições e severidade devem ser evitados.
Um Cão Lobo Tchecoslovaco vive, em média, entre 12 e 15 anos.
Além de inteligente, o Lobo Tchecoslovaco é muito ativo e possui um nível de energia invejável. Por isso, ele precisa de uma rotina intensa de exercícios físicos. A falta de atividades pode causar inúmeros problemas comportamentais, portanto, se pretende adotar um exemplar da raça, disponha bastante tempo para mantê-lo ativo. Além do mais, esse cachorro não deve viver dentro de apartamentos, e sim em ambientes abertos, como quintais ou jardins amplos, para que possa correr e pular livremente.Inclusive, ele não pode ficar sozinho por longos períodos, pois as raízes de lobo da raça requerem uma vida em matilha, que para ele é a sua família humana.
O Cão Lobo Tchecoslovaco mais se parece com um verdadeiro lobo do que um cachorro doméstico. Porém, seu temperamento faz com que seja um exímio cão de companhia. Fiel aos seus humanos e bastante desconfiado com pessoas desconhecidas.