Tudo sobre o seu:

Coelho Califórnia

A raça de coelhos Califórnia foi desenvolvida nos Estados Unidos com o intuito de fornecer carne e pele e sua origem advém do cruzamento entre as raças Russo, Chinchila, Nova Zelândia e Himalaio. Apresentam corpo cilíndrico (“roliço”), pernas curtas, orelhas eretas com pontas arredondadas e proporcionais ao tamanho do corpo e olhos despigmentados (vermelhos ou róseos). As fêmeas podem apresentar papada (dobra de pele) na porção ventral do pescoço.
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!
Pelagem
Himalaio branco e preto, ou seja, o corpo é todo branco-gelo e o focinho, orelhas, extremidades e rabo são pretos. Às vezes, a região da papada pode apresentar manchas pretas. Seu pelo tem um comprimento médio de 2,5 a 3cm, é fino, sedoso e brilhante. Pelagem muito parecida com a da raça Himalaio, embora seu porte seja maior.
Os coelhos, quando estão saudáveis, são animais alertas ao ambiente e tendem a ser ativos e curiosos, com seu nariz movimentando-se constantemente. Mas como são presas na natureza, é comum “esconderem” os sintomas quando estão doentes como uma forma de proteção. A qualquer alteração de comportamento, mudança na rotina, diminuição no consumo de alimento, perda de brilho dos pelos ou aparecimento de algum outro sinal, o atendimento médico especializado é recomendado o quanto antes.
Os coelhos da raça Califórnia apresentam temperamento agradável, calmo e amigável, sendo fáceis de serem criados. São bastante ativos, curiosos e brincalhões.
No geral, os coelhos são animais bastante inteligente e facilmente treináveis.
Um coelho da raça califórnia vive, em média, 10 anos.
Por ser uma raça de porte médio, é mais suscetível ao desenvolvimento de dermatite úmida na papada (“papada molhada”), principalmente em períodos de maior calor. A maior busca por água durante épocas mais quentes aumenta a umidade da papada, predispondo a instalação de um processo inflamatório na região. Desta forma, recomenda-se manter o pet sempre seco, não deixar a cama úmida e dar preferência para bebedouros do tipo “nipple”.
Coelhos com aptidão para carne, pele ou pelo podem apresentar comportamentos mais semelhantes aos coelhos selvagens do que aqueles que foram selecionados única e exclusivamente para serem animais de companhia (pets). Portanto, mesmo que também possam ser animais de estimação, alguns indivíduos podem ser mais tímidos, medrosos e menos sociáveis quando não tiverem muito contato com os humanos. A gestação dos coelhos dura em torno de 30 dias e uma fêmea de porte médio a grande pode ter entre quatro e 10 filhotes por ninhada. Os filhotes nascem com os olhos fechados, sem pelo e com as orelhas grudadas. A criação de coelhos é legalizada no Brasil, sendo possível encontrar criadores em diversas regiões do país, principalmente próximo aos grandes centros urbanos.